Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cartório de MT prepara ações para o Novembro Azul‏
Por assessoria
03/11/2015 - 09:54

Foto: divulgação

Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) e os cartórios do Estado apoiam a campanha Novembro Azul. O 2º Ofício de Cáceres já deu início aos preparativos para a mobilização. 

O mês é voltado para a orientação sobre o câncer de próstata e objetiva incentivar os homens a cuidar melhor da saúde. A Serventia irá divulgar vídeos de conscientização quanto à importância do exame, tentando quebrar uma grande barreira de preconceito.

A divulgação em ambiente de espera tem surtido um grande efeito, “Divulgamos vídeos de conscientização, expostos no nosso ambiente de espera, alcançando praticamente todas as pessoas que passam por aqui. Registramos cerca de 5.000 atendimentos por mês e todas essas pessoas foram impactadas pela campanha Outubro Rosa. Vamos repetir a dose com o Novembro Azul”, explica Juliano Alves Machado, Tabelião Titular da Serventia.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Números impressionantes

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Anoreg/MTA Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso é uma entidade que representa os cartórios mato-grossenses.  Tem se emprenhado em cumprir um papel de importância fundamental numa serie de discussões que envolvem e repercutem no dia-a-dia da sociedade com a intervenção ou utilização dos serviços notariais e de registro.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Remédios para hepatite serão liberados

31/10/2015 - 09:42
Educação

FAPAN terá curso de Biomedicina

31/10/2015 - 09:08