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Um ano após greve, curso de Medicina da Unemat aponta melhorias
Por Lucas Rossato Chrun - Presidente do CALM Gestão 2014/2015 e Ricardo Sirotheau Gonzaga Jacob - Presi
04/11/2015 - 17:02

Foto: arquivo
A greve dos estudantes do Curso de Medicina da UNEMAT completou um ano em 27 de outubro de 2015. Neste tempo, muitas melhorias foram obtidas. 
 
Criação do novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da UNEMAT, institucionalização das Ligas Acadêmicas, retomada da obra dos laboratórios, aquisição de peças anatômicas humanas, compra de livros de Medicina para a Biblioteca Central no valor de quase cem mil reais, contratação de professores por meio de concurso e processos seletivos, obtenção de identificação estudantil para entrada em hospital, criação do manual do calouro e reposição de conteúdos deficitários. Estas foram as principais conquistas dos acadêmicos de Medicina um ano depois da greve estudantil, que ocorreu de 13 de agosto a 27 de outubro de 2014. 
 
Alunos e Reitoria da UNEMAT assinaram o termo de conciliação, solicitação n.33507/2014, na Comarca de Cáceres, durante a greve estudantil, para a negociação de itens considerados urgentes pelos acadêmicos. De 18 itens negociados, os alunos conseguiram garantir o cumprimento integral de seis. Das conquistas efetivas, o projeto pedagógico completo e coerente, item 1, foi entregue. O Curso de Medicina da UNEMAT também recebeu peças anatômicas humanas, com a chegada de cadáveres para o laboratório de anatomia (item 9), os quais também são utilizados por outros cursos de saúde da universidade. Os acadêmicos obtiveram a oferta de vacinas (item 12), em especial para H1N1. 
 
O Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes disponibilizou identificação estudantil para atividades práticas (item 12). A Reitoria, por sua vez, implantou a rede wi-fi na Cidade Universitária (item 13) e possibilitou o acesso à base de dados acadêmicos e periódicos (item 14). 
 
Outros oito itens do termo de conciliação foram quase totalmente cumpridos, porém ainda existem algumas pendências. De acordo com a Coordenação do Curso de Medicina, todos os docentes fizeram o plano de ensino da disciplina (item 2), mas nem todos disponibilizaram o documento para os alunos ou seguiram as atividades à risca. Essas demandas foram cobradas pelo Centro Acadêmico Livre de Medicina (CALM) por meio de reuniões frequentes com professores e gestores, e também via seis ofícios. 
 
A disponibilização, na Biblioteca Central, de bibliografia mínima recomendada (item 3) foi parcialmente conquistada. Em menos de 12 meses, a Reitoria da UNEMAT gastou quase cem mil reais em livros para o Curso de Medicina, os quais certamente também serão utilizados por acadêmicos dos outros cursos da área de saúde. Assim, este benefício não se restringe apenas à área médica. 
 
A qualificação dos professores para a metodologia PBL e educação continuada (item 4) foi quase totalmente concluída. O Curso de Medicina da UNEMAT promoveu a semana pedagógica com participação de grande parte dos docentes. Também, seis professores participaram de capacitação no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Parte dos docentes de disciplinas do Morfofuncional também deve participar, ainda, de um curso de atualização de técnicas para manipulação de peças anatômicas.
 
Em 2015, a Coordenação do Curso de Medicina promoveu dois processos seletivos para a contratação de professores, em cumprimento do item 5 do termo de conciliação, que trata de docentes com requisitos mínimos para o cumprimento de carga horária. Professores de diferentes especialidades da área de saúde foram integrados ao curso. A maioria deles cumpre a carga horária mínima em sala de aula, conforme acordado em contrato, e registra a presença dos acadêmicos nas atividades de ensino. 
 
Sobre o cumprimento e reposição de aulas (item 6), as demandas foram quase todas encaminhadas. Os conteúdos de Anatomia e Patologia foram repostos em janeiro de 2015 para as primeiras turmas e estão em constante avaliação para que os acadêmicos não tenham prejuízo. Uma disciplina nova foi criada, Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais (ICEL), para sanar o déficit dos alunos sobre este tema. Porém, a principal disciplina com demanda vigente é Radiologia. Este tema, tão importante, foi pouco abordado no Curso de Medicina e necessita de uma solução urgente. O CALM buscou, por meio da Coordenação do Curso de Medicina, parcerias para que parte do conteúdo seja oferecida em forma de curso com outra instituição e está na expectativa também para a contratação de um docente capacitado para ministrar as aulas. 
 
A respeito da revisão de critérios para a seleção de vagas remanescentes (item 15), houve uma mudança no processo seletivo para ingresso dos acadêmicos em vagas ofertadas, o qual ficou mais rigoroso. Também, CALM e Coordenação do Curso de Medicina trabalharam na elaboração de uma nova proposta de edital, o qual aguarda votação nas instâncias da universidade. 
 
Sobre a construção do bloco do Curso de Medicina, incluindo laboratórios e restaurantes (item 17), a obra do prédio dos laboratórios foi retomada e segue sem interrupções. Infelizmente, a Reitoria da UNEMAT ainda resiste à criação do Restaurante Universitário, o qual também é reivindicado por outros cursos da instituição e beneficiará centenas de estudantes. 
 
Em relação à regularização de convênios com instituições de saúde e prefeituras, vários processos foram feitos nesse sentido. Professores passaram a entregar os planos de ensino com calendário de atividades, além de ofícios, para as instituições de saúde. Os acadêmicos tiveram a entrada em hospital organizada, porém ocorreram problemas em relação a docentes que resistem em fazer o planejamento conforme combinado – casos estes que têm sido denunciados pelo CALM e cobrados dos professores pela Coordenação do Curso de Medicina. 
 
De 18 itens acordados em conciliação, apenas quatro seguem em negociação. A oficialização do hospital ensino (item 8) ainda não foi concretizada. Esta demanda foi definida como prioridade no planejamento estratégico decenal do Curso de Medicina, e foram solicitadas reuniões com a coordenação do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes para que este processo ocorra, conforme prevê a Portaria Interministerial número 285, de 24 de março de 2015. 
 
A construção do biotério e de espaço para a disciplina de habilidades cirúrgicas (item 10) também não saiu do papel, segundo a universidade por falta de recursos. O CALM participou de, pelo menos, oito reuniões para tratar deste tema, porém esse item ainda não foi cumprido. O mesmo ocorreu com a questão do transporte entre os campi (item 18), que não foi solucionado. 
 
A respeito da criação da Faculdade de Ciências Médicas (item 16), a própria Reitoria já havia definido no acordo de conciliação que não seria possível fazer a dissociação do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde. Porém, o CALM entende a importância do tema, em especial pela questão do calendário diferenciado da Medicina e pelo repasse de recursos, e conseguiu incluir no planejamento estratégico decenal do curso esta demanda. 
 
Além do acordo de conciliação, o CALM também focou em ações estratégicas. Logo após o fim da greve, houve uma mudança na Coordenação do Curso de Medicina porque a relação entre a gestão anterior e os estudantes ficou desgastada. A nova coordenação, liderada pela Dra. Denise Cortela, buscou trabalhar sempre em parceria com o CALM na solução dos problemas, o que certamente impactou nos resultados positivos em 2015. 
 
Entre eles, um dos principais é a institucionalização das ligas acadêmicas, com a certificação das atividades e fiscalização por meio do Conselho de Ligas. Ademais, o CALM regularizou a emissão de certificados para os discentes que fizeram parte do Centro Acadêmico, incluindo os membros da antiga gestão. 
 
É certo que desafios ainda devem ser enfrentados, porém, o CALM acredita que o Curso de Graduação em Medicina poderá ser futuramente reconhecido como um dos melhores do país, referência na região de fronteira e no Centro-Oeste brasileiro. Tais méritos serão reflexos da atuação perseverante dos alunos em busca da melhor formação.
 
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