Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Sorteio de casas:Donatoni afirma que denúncias serão apuradas
Por Jornal Expressão
04/04/2016 - 09:07

Foto: Jornal Expressão

Apesar do rigor adotado pela Secretaria de Ação Social, são fortes os indícios de irregularidades na contemplação, através de sorteio, das casas dos residenciais Universitário I e II do programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida” ocorrido na noite de quarta-feira (30), no estádio Geraldão, em Cáceres. Entre os sorteados, estão donos de bares, lanchonetes, amigos de servidores da secretaria e até um professor universitário, pessoas que fogem totalmente dos critérios do programa, que tem entre outros objetivos, atender famílias de baixa renda.

            Até mesmo uma mutuária que já foi contemplada no mesmo programa, para o residencial Aeroporto foi, novamente, sorteada. Sem contar que muitas sorteadas na segunda-feira, são mulheres jovens e sem filho que, a princípio, não se enquadram no perfil do programa. Enquanto que, muitas candidatas chefes de famílias, residindo em áreas de risco, com dois até cinco filhos, não tiveram a mesma sorte. A suspeita de irregularidades recai não na forma do sorteio, mas na falta de critérios para seleção no momento da inscrição, bem como na ausência de fiscalização dos candidatos.

            Procurado pela reportagem, o secretário de Ação Social, Claudio Henrique Donatoni, disse que já recebeu algumas denúncias. Informou que quem tentou burlar o processo será descoberto. Disse que, embora os mutuários tenham sido sorteados, eles não irão receber a chave da casa antes de comprovar tudo o que disseram durante a inscrição.

“Eles foram sorteados, mas isso não é garantia de que irão receber a casa. Passarão ainda por várias avaliações. Vamos encaminhar a relação nominal para a Caixa Econômica Federal que irá pesquisar cada um. Se tem ou não débito; se foram ou não contemplados com outros imóveis do programa. Aqui (na secretaria de planejamento) vamos fazer uma busca, minuciosa, para saber se existe ou não imóvel em nome de cada uma dos sorteados. Se for constatado quaisquer irregularidades não vão receber o imóvel” explicou.

Durante o sorteio, o prefeito Francis Maris Cruz afirmou que existe a possibilidade da construção de mais duas ou mais centenas de residências do Programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, em Cáceres.

O sorteio dos mais de quatro mil inscritos foi dividido em três grupos I, II e III. O grupo I, de 4 a 6 critérios, teve maior número de moradias sorteadas: cerca de 60%; o grupo II, de 2 a 3 critérios, teve 25% das casas sorteadas e o grupo III com 1 critério 15% da quantidade de casas. Também foram beneficiados 3% da quantidade de casas para idosos e 3% para pessoas com deficiência, conforme previsto no edital publicado no início das inscrições.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,04

04/04/2016 - 07:43
Variedades

Prá hoje: Filme "Quarto de Guerra" na Band

02/04/2016 - 14:38
Cidades

Bike Taquaral com inscrições abertas

01/04/2016 - 15:37