Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Comitiva de MT deve ir a 3 países para tentar solução em logística
Por G1 MT
22/04/2016 - 12:30

Foto: Mayke Toscano/GCOM

Membros do governo de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e representantes de instituições estaduais devem percorrer, nos próximos dias, cidades de três países da América do Sul para tentar soluções integradas nos setores da economia, do turismo, de logística e de infraestrutura. Chamada de Caravana de Integração, a comitiva deverá visitar a Bolívia, o Peru e o Chile. A partida ocorreu na manhã desta sexta-feira (22), com previsão de volta para o dia 27.

O grupo é comandado pelo governador Pedro Taques (PSDB). Do Poder Executivo também estão na comitiva o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar, Infraestrutura e Logística, e Desenvolvimento Regional, respectivamente Seneri Paludo, Suelme Evangelista, Marcelo Duarte e Eduardo Moura.

Um dos principais objetivos da comitiva é fazer com que a produção agrícola mato-grossense ganhe uma saída a Oeste da América do Sul, a fim de diminuir os custos de transporte para a China, principal consumidora das exportações do estado.

Programação
A primeira parada deverá ser em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. Lá, o prefeito Francis Maris deverá se juntar ao grupo e haverá ainda entrega de quatro veículos e equipamentos para o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária). No distrito de Corixa, no município de Cáceres já na fronteira com a Bolívia, o governador e o vice devem dar posse ao deputado Guilherme Maluf (PSDB), que assume de forma interina o comando do estado.

Depois, a caravana entra na Bolívia, por San Matias, ponto da primeira parada no país vizinho. Na cidade, a comitiva será recebida pelo prefeito Fabio Lopez. À tarde, a viagem continua, passando por Ascencion e, no início da noite, chega a San Ignácio de Velasco.

No sábado (23), a comitiva deverá sair de San Ignacio de Velasco rumo a San Jose De Los Chiquitos. Às 13h, está prevista visita a Santa Cruz de La Sierra. No domingo (24), o grupo segue para Cochabamba e, na segunda-feira (25) parte para Iquique, no Chile.

No dia seguinte (26), a comitiva deve visitar o Porto Estadual de Iquique, a Zona Franca de Zofri, o Porto Estadual de Arica, a Zona Franca de Tacna, já no Peru. Na quarta-feira (27), deverá ser feito o deslocamento até Matarani, com visita ao Porto de Matarani, e à noite, está previsto evento público para encerramento da Caravana da Integração.

Comitiva
O grupo é composto por 42 veículos, sendo 29 de Mato Grosso, 11 bolivianos e outros dois com representantes chilenos. Participam ainda da caravana os deputados federais Ezequiel Fonseca (PP) e Tampinha (PDT), os deputados estaduais Max Russi, Wancley Carvalho e Pedro Satélite, e representantes das instituições como Federação da Agricultura e Pecuária, Associação dos Produtores de Soja, e Associação dos Produtores de Algodão.

Também integram o grupo a reitora da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), Ana Maria di Renzo, e o vice-reitor, Ariel Lopes Torres.

Carregando comentarios...

Polícia

Mulher denuncia vida de horror em casa

21/04/2016 - 08:24
Cidades

Cuiabá-Bolívia direto

21/04/2016 - 08:18
Economia

Brasil soma 10,4 mi de desempregados

21/04/2016 - 08:13
Política

Taques inicia Caravana da Integração

21/04/2016 - 08:10