Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
População de Cáceres recebe instruções para reciclar o lixo
Por assessoria
05/07/2016 - 13:08

Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Cáceres quer a colaboração de todos na separação do lixo doméstico

 

A Prefeitura de Cáceres, por meio da autarquia Águas do Pantanal deu o primeiro passo para uma Cáceres melhor, fechando o lixão que contaminava o solo, entre outras coisas que traziam inúmeros prejuízos para nossa natureza, população, vida etc. e construindo o aterro sanitário que é menos prejudicial.

Agora a Prefeitura pede aos munícipes que façam a sua parte separando o lixo, para que o novo aterro possa funcionar de forma eficiente.

É um processo necessário, obrigatório por lei, mas com as vantagens onde todos vão ganhar em um futuro próximo se cada contribuir com a sua obrigação, estaremos ajudando catadores de lixo e o município a passarem por uma transformação econômica, além da preservação da natureza.

Vamos conhecer e por em praticas, algumas dicas retiradas do site www.mma.gov.br.

 

O que é reciclável?


É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.
Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Como separar o lixo doméstico?

Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

O que não vai para o lixo reciclável?

Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

E as embalagens mistas: feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal?

Nas compras, prefira embalagens mais simples. Mas, se não tiver opção, desmonte-a separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos, é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, então descarte-as junto com os plásticos. Faça o mesmo com bandejas de isopor, que viram matéria-prima para blocos da construção civil.

Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

Informações retiradas do site: www.mma.gov.br/Rafaela Ribeiro.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,05

05/07/2016 - 09:20
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,04

04/07/2016 - 08:46
Educação

Chegamos ao fundo do poço, diz educador

02/07/2016 - 08:30
Política

Governador já sancionou Lei da RGA

02/07/2016 - 08:28