Em Mato Grosso 30 prefeitos estão terminando o segundo mandato, portanto, não podem se candidatar a mais uma reeleição. 19 prefeitos de primeiro mandato, que entregam o cargo em dezembro desistiram da disputa. A maioria dos desistentes da eleição deste ano argumenta a crise financeira vivenciada pelos municípios desde o ano passado e o subfinanciamento dos programas sociais, já outros discordam do próprio sistema político atual, do excesso de burocracia e, em alguns casos, o excesso de controle e fiscalização com a intervenção do Ministério Público mesmo que seja pontual. Em Cuiabá, o prefeito Mauro Mendes alegou motivos familiares para não disputar a reeleição.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, que é um dos prefeitos que não são candidatos, porque já estão no segundo mandato, informou que os gestores estariam decepcionados com falta de repasse de recursos financeiros dos governos para cumprir com os compromissos com a população. “O maior motivo é a crise financeira sem precedentes e a decepção com o sistema político, com a forma de redistribuição dos recursos, que ficam, na maior parte, com a União. A luta pela reforma do Pacto Federativo é antiga, para que haja uma melhor distribuição dos recursos”, lembrou.
Os prefeitos convivem com o subfinanciamento dos programas federais, atraso nos repasses e enfrentam uma grande burocracia. Na avaliação de Fraga, muitos municípios em que houve desistência saem perdendo sem a candidatura dos nomes reelegíveis. Segundo ele, a cidade perde, porque são gestores que adquiriram experiência e, na maior parte dos casos, estavam fazendo um bom trabalho. Fraga acredita que o prejuízo pode ser maior, uma vez que na ruptura ou troca de gestão não há garantia de continuidade dos projetos e ações, mesmo os bons. “O candidato que for eleito e assumir, pode não dar continuidade a um projeto desempenhado por quem hoje desistiu de se candidatar”, observou.
O presidente da AMM ressaltou que no mês de novembro, a instituição vai reunir todos os prefeitos eleitos, quando serão ministradas palestras e até mesmo treinamentos, no sentido de orientar e preparar os eleitos, para começar e terminar bem uma gestão. Ele frisou que os bons programas e projetos não são dos gestores que estão deixando as prefeituras e sim do município. A comunidade que é a maior beneficiada. Ainda segundo Fraga, nesse encontro também serão debatidos temas de interesse dos novos gestores, principalmente aqueles considerados essências para o fortalecimento dos municípios de Mato Grosso.
Entre os temas estão o Pacto Federativo, programas sociais, atrasos nos repasses de recursos por parte dos governos federal e estadual, além da mudança na lei Kandir, onde altera o valor da compensação da desoneração de ICMS nas exportações das commodities e semi elaborados através do Fundo de Fomento à Exportação- FEX. Ele explicou que atualmente a União repassa para o estado e os municípios cerca de 420 milhões, enquanto que, Mato Grosso deixa de arrecadar algo em torno de 5 bilhões, por conta da lei Kandir. “Isso tem provocado um desequilíbrio financeiro entre o setor econômico e o público, onde o estado não tem direito a sua parte, principalmente para investimentos nas áreas de saúde, educação , segurança e infraestrutura”, disse ele.
Prefeitos que não vão disputar as eleições deste ano:
Mauro Mendes - Cuiabá
Leuzipe Gonçalves - Alto Boa Vista
Maria José Azevedo - Araguainha
Carlos Roberto Costa – Nossa Senhora do Livramento
Érico Piana - Primavera do Leste
Gilmar Luiz da Silva - Nobres
Nilson José Vigolo - município de Vera
Edson Piovesan - Juara
Ademir Gaspar de Lima - Jaciara
Jerônimo Maia Neto - Alto Araguaia
Valdez Viana Nunes - Canabrava do Norte
Solange Kleidloro - Nova Bandeirantes
Cristovão Masson - Nova Olímpia
Donizete Barbosa - Pontes e Lacerda
Raquel Campos Coelho - São José do Xingu
Luiz Umberto Eickhoff - Tapurah
Nilson Jose dos Santos - Colíder
Arion Silveira - Nova Monte Verde
Emival Gomes de Freitas - Porto Alegre do Norte
Prefeitos já reeleitos
Adair José Moreira – Alto Paraguai
Mauricio Joel de Sá – Alto Taquari
Mauro Berft – Campo Novo dos Parecis
Dirceu Martins Comiran – Campos de Júlio
Luiz Henrique do Amaral – Cocalinho
Gaspar Domingos Lazari – Confresa
Juviano Lincoln – Diamantino
Nilson Francisco Alessio - Gaúcha do Norte
Raimundo Zanon -Itaúba
Valdecir Kemer – Jangada
Valdecir Luiz Colle – Juscimeira
Maria Manea da Cruz - Lambari D’Oeste
Neurilan Fraga – Nortelandia
Jamar da Silva Lima – Nova Brasilandia
Vicente Gerotto – Nova Canaã do Norte
Valmir Moretto – Nova Lacerda
Railda Fátima Alves – Nova Nazaré
Dorival Lorca - Nova Santa Helena
Gercino Caetano Rosa – Nova Xavantina
João Antonio de Oliveira _ Novo Horizonte do Norte
José Hélio Ribeiro – Novo Mundo
Leonardo Faria Zampa – Novo São Joaquim
Vilson Pires – Paranatinga
Sinval Brito - Peixoto de Azevedo
Aparecido Marques - Ribeirãozinho
Alessandro Nicoli - Santa Carmem
Juarez Costa – Sinop
Percival Cardoso – Tabaporã
Ilton Ferreira Barbosa - Tesouro
Ildo Ribeiro de Medeiros – União do Sul