educação básica e superior aprendem visando conservação ambiental
Alunos do ensino fundamental e médio de escolas municipais e estaduais da região Oeste de Mato Grosso aprendem sobre fauna e desvendam o universo do mundo animal, por meio do contato direto com anfíbios, répteis, aves e mamíferos que habitam o Cerrado no horto e em outras áreas remanescentes florestais do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo. O trabalho desenvolvido por meio do Projeto 'Fauna no Campus' realiza exposições interativas com as escolas permitindo aos alunos conhecerem e manusearem exemplares da fauna como serpentes não peçonhentas, lagartos, sapos e gambás.
"As ações tem enfoque nas espécies consideradas 'perigosas', 'peçonhentas' ou 'asquerosas'. Durante a exposição os alunos recebem informações sobre a biodiversidade do bioma Cerrado e podem manusear espécies de anfíbios e serpentes, sendo orientados sobre as características de cada organismo, desmitificando e corrigindo conceitos equivocados", explica o idealizador e coordenador do projeto, professor Mahal Massavi.
O objetivo, segundo o coordenador é utilizar os conhecimentos sobre a fauna como ferramenta para educação e conservação ambiental.
"A possibilidade de contato e manuseio das espécies, com orientações adequadas, permite a sensibilização das crianças e adolescentes para as questões ambientais. A experiência pode transformar e engajar cada aluno participante em um processo de mudança para a conservação ambiental", afirma o coordenador.
Inventário
As ações integram inventários das espécies de anfíbios, répteis, aves e mamíferos ocorrentes em remanescentes florestais do perímetro docampus, realizados com a participação dos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e do curso superior de Engenharia Florestal da instituição. Além de integrar as atividades formativas de ensino nas disciplinas de biologia, o projeto insere os alunos do IFMT na iniciação científica, pesquisa e extensão.
"Os nossos alunos, voluntários do projeto, transmitem de forma dinâmica e participativa o conhecimento da fauna regional para os alunos das escolas visitantes, buscando sensibilizá-los para a construção de uma postura conservacionista. O trabalho começa com as crianças das séries iniciais e se estende aos alunos do ensino médio. No IFMT, as ações envolvem também os alunos do ensino superior", explica Mahal.
Biodiversidade do campus
O Campus do IFMT em Cáceres possui uma área de mais de 320 hectares. O espaço abriga o Horto Florestal e reserva florestal de 108 hectares. No espaço, o projeto Fauna no Campus identificou e registrou, até o momento, 26 espécies de anfíbios, seis espécies de lagartos, nove espécies de serpentes (destas apenas uma peçonhenta), 133 espécies de aves, quatro espécies de pequenos mamíferos (marsupiais), e seis espécies de mamíferos de médio e grande porte, incluindo uma onça parda.
Já participaram das exposições alunos de escolas da zona urbana e rural de Cáceres, Araputanga, Quatro Marcos, Indiavaí e Mirassol d'Oeste.
O agendamento das escolas é feito pelo servidor do Campus, Carlos Alberto Santos, por meio do endereço eletrônicosecretaria@cas.ifmt.edu.br