Francis comemora resultado; Leonardo coloca em dúvida seriedade do instituto
Por Jornal Expressão
20/09/2012 - 10:43
Os candidatos Francis Maris Cruz (PMDB) e Leonardo Albuquerque (PSD), principais concorrentes a prefeito de Cáceres se divergem sobre o resultado da pesquisa, do Instituto Gazeta Dados, divulgada ontem, pelo Jornal A Gazeta, em que aparecem tecnicamente empatados, com 42% das intenções de votos. O peemedebista comemora o resultado: “Há 30 dias estávamos atrás porque não éramos conhecidos. As pessoas não conheciam a nossa proposta. É natural o nosso crescimento” diz Francis. “O resultado da pesquisa não reflete o que sentimos na rua. Temos que fazer uma comparação com instituto idôneo” afirmou Leonardo colocando em dúvida a seriedade do estudo.
A pesquisa estimulada realizada pelo Gazeta Dados, entre os dias 15 e 16, apresenta um crescimento expressivo de 13 pontos do candidato peemedebista, com 42% para ambos. Na primeira rodada de entrevistas realizada, no início de agosto, Leonardo liderava com 44% das intenções, com 15 pontos de vantagem sobre Francis. O candidato petista Edson Penha Mendes, o Edinho, também perdeu terreno. Ele tinha 3% na primeira rodada e caiu para 1%. A pesquisa mostra também ligeira queda no número de indecisos de 21% para 14%.
A reação tanto do peemedebista quanto do social democrata sobre a amostragem é, no mínimo, curiosa. Na primeira pesquisa em que apareceu com 15 pontos de vantagem sobre o adversário, Leonardo comemorou dizendo que os números era o resultado do trabalho e da confiança do povo sobre sua candidatura. Na atual em que a sondagem aponta queda vertiginosa de seu nome nas intenções de voto, ele diz que os números não refletem a opinião da rua. Por outro lado, Francis que atualmente festeja, em razão do seu grande crescimento, apontado pela pesquisa, na anterior chegou, inclusive, a questioná-la na justiça.
Veja o que disseram Francis e Leonardo
“Há trinta dias estávamos atrás porque não éramos conhecidos, as pessoas ainda não sabiam das nossas propostas, à medida que a campanha foi para as ruas, para o rádio e televisão, e a população pode comparar as propostas dos candidatos é natural o nosso crescimento”.
Na opinião do peemedebista “os números das pesquisas internas que temos, mostram que nosso crescimento é ainda maior e que a queda dos nossos adversários é mais vertiginosa. Sabemos que o eleitor está atento a esse momento eleitoral e vai continuar comparando e analisando os candidatos e com isso sabemos que nosso crescimento nessa reta final vai aumentar ainda mais”.
Leonardo por sua vez diz que “o resultado dessa pesquisa não reflete o que sentimos na rua. Temos que fazer uma comparação com instituto idôneo” diz acrescentando que a metodologia do Instituto Gazeta Dados é confuso. “Ora como, conforme a pesquisa, as pessoas acham melhor o meu programa e as minhas propostas e na hora aparece uma queda da minha candidatura?” indaga.
Leonardo coloca ainda mais em dúvida a seriedade da pesquisa ao assegurar que já sabia do resultado há, pelo menos, uma semana. “Eu já sabia do resultado dessa pesquisa há uma semana”. O candidato petista Edson Penha Mendes não fez nenhuma avaliação. Na manhã de ontem ele disse que ainda não tinha conhecimento do resultado da pesquisa.