Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres Mama realiza Outubro Rosa com alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer
Por Correio Cacerense
07/10/2020 - 07:45

Foto: reprodução

Outubro chegou e com ele inicia a campanha “Outubro Rosa”. Como acontece todos os anos diversas ações são realizadas com o objetivo de promover a conscientização sobre o quão fundamental é fazer o autoexame para diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. 

 Em Cáceres merece registro o papel desenvolvido pelo Cáceres Mama que nesta edição, em decorrência da pandemia, optou por uma campanha diferenciada em substituição a palestras presenciais, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde quanto a necessidade de distanciamento social e de se evitar aglomerações como forma de contenção da propagação do novo Coronavírus.
 

Sendo assim, foi criado um grupo no WhatsApp denominado Outubro Rosa, cuja vigência será somente neste mês, com o objetivo de promover Rodas de Conversa sobre temas pertinentes à campanha OR. 
 

A primeira Roda de Conversa aconteceu no primeiro dia do mês, quando a Presidente da CáceresMama, Terezinha Kondo, falou sobre a Instituição e a Diretora administrativa, Divandir A. Miranda falou sobre a campanha Outubro Rosa. Nesse formato os participantes puderam interagir fazendo perguntas ou contribuindo com informações que somam ao objetivo do combate ao câncer de mama. A cada semana serão divulgados convites disponibilizando o link de acesso ao grupo que permanece fechado em dias e horários que não os das programações. 

Durante todas as quintas-feiras do mês, das 19h às 21h, serão abordados temas relevantes, nesta quinta (8) será debatido “A importância da atividade física e da alimentação saudável como fatores de prevenção ao câncer de mama, a palestra será conduzida por profissionais da área da educação física e nutrição. No dia 15, a médica mastologista, Dra. Joizeanne Pires contribuíram com a palestra Câncer de Mama, esclarecendo dúvidas sobre o auto exame e conteúdos pertinentes ao tema. 

Também será trabalhado com profissionais da área da psicologia o tema: O emocional do paciente com câncer e de seus familiares. O tema será debatido na Roda de Conversa do dia 22. Encerrando a Roda de Conversa no dia 29, com o tem: O Direito à Saúde, com a palestrante: Marli de Fátima Ferreira, assessora jurídica da CM  e Camila Ferrer A. Maciel, representante da CM no Conselho Municipal de Saúde. 


Além desse grupo de Roda de Conversa, a CáceresMama instalou dois outdoors da Campanha Outubro Rosa de alerta sobre o câncer de mama em locais estratégicos e de boa visibilidade em Cáceres: 01 na Domervil Faria e outro em Frente ao Colégio São Luiz. Os folhetos informativos ao contrário dos anos anteriores que eram distribuídos em Pit Stop, nesta edição serão disponibilizados em locais de fácil acesso e visibilidade, como igrejas, bancos, clínica, entre outros.  

Também totalmente remodelada a 2ª Corrida Contra o Câncer de Mama, este ano será  virtual através de app. O evento promovido pela mastologista Dra. Joizeanne Pires, em parceria com a CáceresMama, ainda está para definir as datas da inscrição e da corrida.  

Carregando comentarios...