Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Previsão aponta calor de até 46ºC nesta sexta em MT
Por KHAYO RIBEIRO
08/10/2020 - 14:17

Foto: reprodução

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam para a previsão de que os termômetros poderão registrar até 46º C em Cuiabá na próxima sexta-feira (9). Na última semana, a mesma instituição havia feito uma estimativa de calor de 47º C, mas o feito não se confirmou.

Ainda de acordo com o instituto, na quinta-feira (08), Cuiabá poderá registrar umidade relativa do ar mínima de 15%, seguindo a mesma média notificada nesta quarta-feira (07). Para o dia, a temperatura deverá variar entre os 29º C e 41º C.

A alta nos termômetros da Capital mato-grossense é uma constante nos meses de estiagem. Porém, o calor que assola o estado neste ano tem sido excepcional, conforme apontam autoridades competentes.

Somente no último mês, Cuiabá quebrou duas vezes o recorde de temperatura mais alta registrada pelo Inmet em uma série histórica de mais de 100 anos. Soma-se a esta situação a crise ambiente decorrente das queimadas que assolam o estado como um todo.

 
 

Neste ano, a região mais prejudicada pelos incêndios foi o Pantanal mato-grossense, que teve mais de 20% de toda sua cobertura vegetal consumida pelo fogo. No último ano, parte considerável do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, área onde o Cerrado predomina, também foi queimado.

Segundo o Inmet, o calor intenso e a baixa umidade relativa do ar devem ser constantes para os próximos dias.

Carregando comentarios...