O dia 18 de maio é uma data que sempre mobilizou a prefeitura de Cáceres e diversos parceiros com ações positivas para intensificar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município.
Com o tema Faça Bonito - “Cuidar de nossas crianças e adolescentes, é reponsabilidade de todos, fique atento. Proteja”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Conselho Tutelar e demais órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança, estão engajados nesta campanha.
“ Dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, em memória à menina Araceli, uma das mais emblemáticas vítimas de violência contra a criança no país.
Araceli Cabrera Crespo tinha 8 anos quando foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973. Nesta segunda-feira (18), o desaparecimento da menina completa 42 anos, mas ninguém foi punido pelo crime. Após a prisão, julgamento e absolvição dos acusados, o processo foi arquivado pela Justiça.
A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora 22 anos de mobilização, é destacar a data para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar nesta luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes”.
Para esta data a Secretaria Municipal de Assistência Social programou várias atividades, entre elas, instalação de placa, podcast, Lives e pré-fórum.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Fabíola Campos, a campanha Maio Laranja tem ações articuladas para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “ Esta campanha é muito importante e merece muita atenção, porque violência contra crianças e adolescentes é crime e crime precisa ser denunciado” enfatizou Fabíola.
E concluiu, “Faça Bonito você também, proteja nossas crianças e adolescentes”.
No link a mensagem da secretária Fabíola Campos.
https://youtube.com/shorts/ORYfKhA_MbI?feature=share