A professora Vera Maquêa e o professor Alexandre Porto são os novos reitores da Unemat. A eleição ocorreu ontem(01).
O resultado pode ser consultado aqui.
A chapa 2, liderada por Vera Maquêa, teve mais de 53,90% dos votos válidos.
A chapa 01 composta pelos professores Roberto Arruda e Rinalda Bezerra , teve 35,33% dos votos, e a chapa 3,dos professores Celso Fanaia e Nivaldo Teodoro , obteve 10,77% dos votos.
Vera Maquêa assume a reitoria a partir de 2023. Ela é concursada na Unemat desde 1994, atua na graduação, pós-graduação e coordena projeto de pesquisa. Licenciada em Letras, é especialista em Literatura Brasileira pela PUC-MG. Mestra em Literatura Brasileira pela UFPR e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela USP. Vera realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa, pós-doutorado na Universidade Sorbonne-Nouvelle - Paris 3 e, recentemente, na Universidade Lumière Lyon 2 na França. Em gestão, foi pró-reitora de Ensino e Extensão, Extensão e Cultura, Ensino de Graduação, presidente da Comissão de Concurso Docente (2012) e membro da Comissão do Congresso Universitário.
O vice-reitor Alexandre Porto possui graduação em Engenharia Agrícola pela UFPel, mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos (Furg) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel). É professor efetivo da Unemat desde 2006, lotado na Faculdade de Arquitetura e Engenharias do Câmpus de Barra do Bugres.
Em gestão, atuou como coordenador dos cursos de Engenharia de Produção Agroindustrial e de Engenharia de Alimentos, e foi diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Barra do Bugres. Também desempenhou as funções de pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), de pró-reitor de Gestão Financeira (PGF) e, atualmente, está como pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg).
A nova reitoria assume o mandato, a partir de 1º de janeiro de 2023 até o dia 31 de dezembro de 2026.
A votação presencial aconteceu com 63 urnas distribuídas em 38 cidades em todo o estado.
Na Unemat, o voto é paritário, direto, livre e secreto. O colégio eleitoral é formado pelos três segmentos da comunidade acadêmica. São eles: servidores docentes e técnicos efetivos, discentes de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, regularmente matriculados e ativos em pelo menos um componente curricular.Cada eleitor terá direito a apenas um voto, independentemente da quantidade de vínculos com a Unemat. (Com informações de Antoniel Pontes)