Alunos da Escola Municipal Vitória Régia, participaram na manhã desta quinta-feira (01/12), no plenário da Câmara Municipal de Cáceres, de mais uma aula do Projeto Falando Direito – Cáceres.
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade/IEDF, em parceria com a AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil), através da Justiça Federal em Cáceres, sob a coordenação da juíza Dra. Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira.
O Projeto Falando Direito é uma ação educacional voltada para a prática do princípio da fraternidade destinado a jovens da rede pública de ensino, com a meta de capacitar alunos por meio da abordagem de temas jurídicos relacionados às fases do ciclo de vida humana.
As aulas são ministradas por professores juízes, promotores e delegados federais.
A apresentação de hoje esteve a cargo do Procurador da República, Rodrigo Peres de Almeida, com o tema “Falando Direito com a AJUFE”. Ele abordou ainda o tópico “Discurso de ódio.
Alunos do 8º e 9º anos participaram atentamente da palestra.
O Juiz Francisco Antônio de Moura Júnior, que em breve assumirá a 1ª Vara Federal em Cáceres, também participou da conferência.
Para a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Luciana Gattass Crepaldi, o projeto tem contribuído muito na formação dos alunos preparando os estudantes para o exercício da cidadania. “É um programa que fomenta uma visão crítica ao apresentar direitos e deveres, isso contribui com a formação crítica do indivíduo ao tempo que eleva a qualidade da educação por meio dessa interação. A prática da fraternidade é outro ponto relevante”, avaliou Luciana.
A juíza federal e diretora da Ajufe, Ana Lya Ferraz, além de coordenar o projeto em Cáceres, é uma das docentes. Ela reforçou a importância desta iniciativa. “Ter a possibilidade de trazer turmas dos oitavos e nonos anos da rede pública para dentro da casa legislativa de Cáceres, e poder levar a reflexão sobre cidadania a esses adolescentes é muito importante. Esse contato direto, olhando no rosto de cada aluno e contribuir para ampliar seus conhecimentos sobre civilidade, direitos e deveres que todos nós temos buscando fazer a diferença no futuro desses jovens é o principal objetivo do Projeto apoiado pela Ajufe”, explicou a magistrada.
Já a diretora da Escola Municipal Vitória Régia, Noeli Sonaque, disse que o projeto Falando Direito viabilizou uma maior proximidade com a comunidade escolar ao atender a clientela de jovens, destacando o caráter pedagógico e a inclusão como fatores marcantes.
Indicadores de diagnóstico tardio e abandono do tratamento dificultam e agravam o atual cenário epidemiológico em Mato Grosso
Luís Lanfredi destacou os resultados obtidos pela atual gestão nos últimos quatro anos
Edital será publicado pela Secretaria de Estado de Educação nos próximos dias
Pesquisadores do IFMT apresentam inovação na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.
Campanha é válida até quarta-feira (30 de novembro)