Alienação parental:MT institui semana de conscientização
Por Diário de Cuiabá
10/03/2013 - 12:25
Mato Grosso institui a “Semana Estadual de Conscientização e Combate à Alienação Parental”, a ser celebrada no período de 24 a 30 de abril. A proposta apresentada pelo deputado estadual J. Barreto e, aprovada na Assembleia Legislativa, foi sancionada pelo Governo do Estado, com a presença de representantes da Associação Brasileira Criança Feliz para Mato Grosso (ABCF/MT).
A expectativa é que a proposta dissemine a informação sobre os prejuízos e consequências que esta prática causa às crianças e adolescentes. "A semana é uma forma de apoiar e valorizar a realização de encontros, debates e eventos que auxiliarem na conscientização e divulgação das atividades referentes a alienação parental", disse o diretor da ABCF/MT, Érico Gundim de Moraes.
A ABCF é uma entidade sem fins lucrativos que pesquisa e difunde informações sobre temas como direitos da família, guarda compartilhada e alienação parental.
A Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner, em 1985, para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação à pessoa.
Vítima de alienação parental, Érico Gundim também foi alvo de falsas acusações de abuso sexual contra a sua filha, feitas pela ex-mulher, três meses após ele assumir nova união estável. "A forma de me atingir (encontrado pela ex-esposa) foi me separar da minha filha. Não tinha outra forma mais cruel. Este é o lado mais sombrio da alienação parental", comentou, ressaltando o amor e a ligação muito forte entre ele a filha.
O fato aconteceu antes de 2010, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei da Alienação Parental, que prevê a aplicação de multa, acompanhamento psicológico e até mesmo a perda da guarda da criança a pais que estiverem comprovadamente manipulando os filhos. "A minha sentença (favorável a ele) foi baseada em jurisprudências em alienação parental", lembrou.
Atualmente, o tema é mostrado na trama da novela “Salve Jorge” entre os personagens César (alienador), Antônia (alienada) e Letícia (alienada). As atitudes, mentiras e manipulações empregadas pelo personagem César revelam como os casos de alienação parental ocorrem da vida real.