Vestibulares de dez cursos são suspensos em MT
Por Diário de Cuiabá
07/12/2013 - 09:32
O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o vestibular de 10 cursos oferecidos por instituições de nível superior em Mato Grosso. A decisão é resultante de avaliações aplicadas pelo MEC no período de 2009 a 2012 - o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).
Em Cuiabá, a Faculdade Afirmativo teve três cursos listados: Secretariado Executivo, Direito e Administração, que tiveram o vestibular para 2014 suspenso.
A graduação em Administração oferecida pela Faculdade de Cuiabá (Fauc), o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec), e Administração das Faculdades Integradas Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas (ICE) também foram suspensos na capital.
Em Várzea Grande, foi suspenso o vestibular do curso de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). No interior, a suspensão atinge os cursos de Ciências Contábeis da Faculdade de Alta Floresta, Direito e Ciências Contábeis da Faculdade Católica Rainha da Paz, em Araputanga.
O único curso que apresentou conceito 1 é o de Gestão de Recursos Humanos e o restante teve 2, considerados insatisfatórios. Agora, as unidades de ensino devem firmar um protocolo de compromisso e, em 60 dias, devem apresentar um plano de melhorias detalhado e medidas a serem tomadas em curto e médio prazo.
Uma comissão irá acompanhar o plano. Caso se verifique o não-cumprimento das medidas, será instaurado processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.
O coordenador do curso de Administração da Fauc, Gerson Luiz, informou à reportagem que estão aguardando a visita do MEC, pois estão sem avaliação de 2009 até hoje.
Logo, com a restruturação feita no curso, ele acredita que haverá um aumento, já que os demais cursos ofertados na instituição apresentam conceitos acima de 2.
Gerson disse ainda que a visita da comissão do MEC está prevista para fevereiro do próximo ano.
O Diário entrou em contato com a coordenação dos demais cursos ofertados em Cuiabá e Várzea Grande, mas não obteve retorno.