Alcoolismo na juventude:projeto encerra ano com 410 atividades realizadas em MT
Por Midianews
25/12/2013 - 14:19
Conscientizar, orientar e prevenir são os valores que movem o projeto De Bem Com a Vida, da Polícia Judiciária Civil, na luta contra um vilão social: o consumo de bebida alcoólica na adolescência. Após nove meses de seu lançamento, o projeto executado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Civil encerra 2013 com 410 atividades realizadas no Estado de Mato Grosso.
Foram 153 palestras, 6 audiências públicas, 112 visitas em escolas, 48 reuniões, 85 ações como panfletagens e blitz educativas e ainda 6 fiscalizações em estabelecimentos comerciais.
O projeto foi criado por meio de convênio firmado entre a Polícia Judiciária Civil e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade fomentados pelo consumo de álcool com ações educativas focadas em crianças e adolescentes em situação de risco.
Durante as atividades com as crianças e adolescentes nas escolas, além das palestras expondo os riscos do consumo de álcool, os servidores também procuram ensinar por meio de brincadeiras, durante as sessões de vídeos educativos, e concurso de redação, que premiou alunos com melhores desempenhos.
Segundo o coordenador do projeto, investigador de polícia Ademar Torres de Almeida, a prevenção voltada para os adolescentes por meio das palestras foi direcionada, principalmente, nas escolas, por ser o local com maior concentração do publico alvo do projeto, os adolescentes e jovens.
“É uma decisão de atuar na formação integral dos alunos com objetivo de evitar que o uso de bebidas alcoólicas se instale durante a adolescência”, disse.
Outra frente de trabalho foram as audiências públicas, onde os policiais envolvidos no projeto se reúnem com comerciantes locais e donos de bares, para promover um diálogo sobre os problemas sociais decorrentes do consumo de álcool e a venda de bebidas para menores de 18 anos.
As ações são realizadas em todo o Estado por servidores lotados nas 14 cidades polos das Delegacias Regionais da Polícia Civil: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá.
“Esses colaboradores ficam responsáveis pelo projeto nas cidades pertencentes a cada regional. Dessa forma o projeto atinge o alcance desejado”, finalizou o Torres.