Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Programa Petrobras Socioambiental traz Lenine hoje a Cáceres
Por assessoria
12/04/2014 - 10:21

Foto: divulgação

A turnê “Encontros Socioambientais com Lenine” chega hoje, 12, a Cáceres. O músico vai conhecer as iniciativas dos projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental no Mato Grosso e participar de uma visita à área de pesquisa do programa anfitrião: o Projeto Bichos do Pantanal. 

Lenine também fará uma apresentação aberta ao público na Praça de Eventos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, às margens do rio Paraguai, em Cáceres, no Mato Grosso, às 18 horas.

Será a sexta etapa de um ciclo de atividades do Programa Petrobras Socioambiental, reunindo para troca de experiências projetos locais patrocinados pela companhia que desenvolvem ações sociais, ambientais e de esporte educacional. A proposta, que inclui a parceria com o cantor e compositor Lenine, tem como objetivo ampliar a conscientização sobre cidadania e o conhecimento de práticas e tecnologias sustentáveis nas cinco regiões do país, estimulando assim a inserção dessas comunidades em projetos já patrocinados e a construção de novas iniciativas capazes de promover transformações sociais e ambientais.

Durante o encontro, Lenine visitará o barco-sede do Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. Lenine fará uma viagem de imersão no ecossistema do Pantanal, dentro da área de abrangência do Projeto e vai participar de um encontro com uma comunidade de pescadores tradicionais de Cáceres. 

No show, o cantor revisitará o seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão. “É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, explica Lenine. "A apresentação é um presente para a cidade e uma oportunidade de dar visibilidade às ações do projeto, que além da proteção ao meio ambiente são direcionadas para o desenvolvimento econômico e empoderamento da população local. Estamos muito felizes por sermos escolhidos entre os projetos do Programa Petrobras Socioambiental para receber o evento", afirma Jussara Utsch, coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal.

Antes do show, Lenine, os representantes do Projeto Bichos do Pantanal e de outros três projetos patrocinados pela Petrobras no Mato Grosso, participarão de uma coletiva de imprensa às 11h no barco do projeto que está ancorado na Baia de Cáceres (Curva do Rio). O foco das entrevistas são os projetos e os resultados dos “Encontros Socioambientais com Lenine”.

A estimativa é de que mais de 24 mil pessoas diretamente, e 640 mil indiretamente, sejam alcançadas pelas ações do projeto ‘Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota’. O artista já passou pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Até junho, ele conhecerá iniciativas ambientais, sociais e de esportes educacionais distribuídas por 12 estados das cinco regiões geográficas do país.

O programa ‘Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos’ deverá investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

O Projeto Bichos do Pantanal atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação de importantes espécies da fauna pantaneira como ariranhas, lontras, aves, peixes e onças-pintadas. Proteger as chamadas espécies guarda-chuva implica na conservação das outras espécies componentes do ecossistema em que ocorre. O projeto também vai trabalhar com educação ambiental em mais de 90 escolas de Cáceres, e com ações de desenvolvimento local que incluem programas de capacitação de monitores e guias de observação de vida silvestres.

Além do Bichos do Pantanal, que será o projeto anfitrião da iniciativa, participarão dos encontros também os projetos Pacto das Águas, Berço das Águas e Poço de Carbono Juruena, todos desenvolvidos no Estado de Mato Grosso.

Carregando comentarios...

Economia

Veículos 0-KM: mais um mês negativo

12/04/2014 - 06:50
Utilidade Pública

Comunicado do SINE

11/04/2014 - 08:30