Um total de 5.195 casos de dengue foram registrados em Mato Grosso desde janeiro até esta quinta-feira (24), conforme balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do estado. Desse total, cerca de 23% das notificações foram contabilizadas somente em Sinop, a 503 km de Cuiabá. Duas mortes pela doença já foram confirmadas no estado e outras cinco continuam sendo investigadas.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) online, na capital foram registrados 548 casos e, em Várzea Grande, região metropolitana, 247. Já em Rondonópolis foram 352 notificações. Sinop é o município com o maior número de casos, com 1.241 casos da doença.
As notificações de morte estão sendo investigadas em Alta Floresta, Cuiabá, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.
Conforme a Secretaria de Saúde, no mesmo período do ano passado os números da doença no estado chegaram a 32.544 casos.
Prevenção
A população pode combater a dengue limpando as calhas dos telhados e também os pratinhos dos vasos de plantas. As piscinas devem ser mantidas limpas e deve-se evitar a formação de poças d'água. Os materiais que podem acumular água devem ser eliminados e os pneus devem ser colocados em locais cobertos para não acumular água. E as caixas d'água e poços devem ficar bem tampados.