Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Reunião de Comissão de Arbitragem define regras e dá dicas para o participantes do FIPe
Por Assessoria/Hélio Mendes
12/06/2014 - 14:27

Foto: assessoria

Representantes da Comissão de Arbitragem e Medição do 33º Festival Internacional de Pesca se reuniram na tarde de hoje (11.06) no Centro Municipal de Cultura. O Coordenador Geral da Comissão de Arbitragem e técnico da Sematur, Claudionor Duarte Corrêa, falou sobre as questões pontuais que da pescaria infanto-juvenil, canoa e embarcada motorizada, sendo que na sexta-feira se realizará uma reunião com os fiscais da pesca infanto-juvenil para repassar algumas informações pertinentes a prova das crianças e adolescentes que será fiscalizada pelos Guias de Turismo do Secitec, escoteiros Lobos Guará e Rotary Club.

Fazem parte da comissão organizadora além do técnico Claudionor Duarte Corrêa, o secretário de Turismo e Meio-Ambiente Júlio César Parreira Duarte como Presidente da Arbitragem, Washington C. Barbosa do Rotary Club que coordena a Pesca Infanto-Juvenil, Claumir Muniz, biólogo da Unemat como coordenador da Fiscalização e Apontamentos, Rosimeire T. Une coordenadora da secretária de Ação Social como coordenadora de Mediadores e Apontadores, e na arbitragem Alberto Gareet biólogo da secretaria de  Agricultura, Celso Bueno do Lyons Club e Mauren Lemes guia de Turismo Regional.

O capitão da Agência Fluvial de Cáceres, Josinaldo Souza Sobrinho ressaltou algumas dicas para o bom andamento da prova embarcada motorizada e para que não ocorra acidentes que atrapalhem e prejudiquem o festival. Para o capitão é importante que os participantes e principalmente os piloteiros terem consciência da segurança dentro da embarcação como usar o colete salva-vidas, evitar o excesso de peso no barco e evitar ingerir bebidas alcoólicas ou remédios que afetem a percepção, não ultrapassarem o barco que vai à frente de todos guiando até área delimitada para a competição, e a parte mais tumultuada é a largada que devido a quantidade de embarcações no rio ocasionam ondas, podendo naufragar os barcos de menor porte, ressaltou o capitão.

A Marinha de Cáceres é responsável pela fiscalização por 49 municípios da região, dentre esses 22 realização campeonatos de pesca sendo fiscalizados pela agência local, o capitão adverte a importância de todos os piloteiros estarem devidamente habilitados com Arrais.

O capitão do 2º BFRON Ferreira Gomes também presente estará com efetivo de soldados dando apoio na nas embarcações com piloteiros e a comunicação na raia da pescaria com a comissão organizadora. Na alvorada festiva com banda do quartel para a largada dos barcos na manhã do dia 15/06.

Ao todo mais de 10 barcos darão apoio no rio para a fiscalização da competição, bombeiros também estarão presentes para a segurança dos competidores e 3 barcos com jornalistas fazendo a cobertura da prova, ressalta Claudionor.

 

Carregando comentarios...

Artigos

O primeiro FIPe sem Sophia....

12/06/2014 - 14:20
Educação

Unemat terá uma reitora a partir de 2015

11/06/2014 - 13:12
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,11

11/06/2014 - 13:11