Copa do Pantanal: hoje tem Rússia X Coréia
Por Yuri Ramires/Diário de Cuiabá
17/06/2014 - 08:53
Portões serão abertos 4 horas antes do jogo
Além disso, a partir das 7 horas da manhã será proibido estacionar nas proximidades da Arena Pantanal; carros podem ser guinchados
O Comitê Organizador Local (COL) da Copa informou que, diferente do que ocorreu no primeiro jogo do Mundial, os portões da Arena Pantanal vão abrir hoje quatro horas antes da partida entre Rússia e Coréia do Sul, portanto, às 14h. Na sexta-feira, quando Chile e Austrália se enfrentaram, a abertura aconteceu três horas antes.
Além desta medida, os dois telões da Arena Pantanal vão transmitir ao vivo o jogo entre Brasil e México, que começa às 15 horas. O objetivo é fazer com que os torcedores não cheguem em cima da hora ao estádio, para que a operação de entrada não fique sobrecarregada perto de 18 horas, horário marcado para o início de Rússia x Coréia do Sul.
Em algumas cidades-sedes da Copa, os torcedores estão tendo dificuldade para chegar aos estádios. Ontem em Salvador, por exemplo, foi difícil chegar na arena, onde Alemanha e Portugal se enfrentaram.
Quem for de carro deve ficar atento às regras da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. Cerca de 35 veículos foram guinchados na última sexta-feira no entorno da Arena Pantanal por estarem estacionados de forma irregular. Por isso, a prefeitura de Cuiabá vai adotar medidas mais rigorosas para o jogo de hoje, e informou que está proibido o estacionamento de veículos a partir das 7h nas ruas próximas ao estádio.
De acordo com as informações do secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, na última semana houve transtornos em relação a muitos veículos que estacionaram de forma irregular nas áreas de bloqueio estabelecidas pela prefeitura e Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o que ocasionou em uma readequação no Plano de Mobilidade.
“Muitos motoristas estacionaram fora do horário de bloqueio e se recusaram a retirá-los. Guinchamos em torno de 35 veículos na sexta-feira. Agora, os agentes já estarão no local a partir das 7 horas, orientando sobre a proibição. Aquele que insistir em estacionar na região de bloqueio terá o veículo guinchado”, explicou.
Os locais que serão bloqueados logo pela manhã: Avenida Ranulfo Paes de Barros, Ruas Traçaia, Oir de Castilho e Avenida Agrícola Paes de Barros, no trecho da Avenida Miguel Sutil até a Avenida São Sebastião.
O bloqueio total, que compreende as Avenidas Miguel Sutil, Senador Metelo, Jornalista Alves de Oliveira e São Sebastião, começa a partir das 12h. A partir desse momento, nem os moradores da região poderão circular pela área, somente aqueles que estiverem indo para casa, onde deverão recolher seus carros.
As vias só voltam a ser liberadas por volta das 22h. A operação vai reunir 170 agendes de fiscalização e 356 coletivos. Desses, 110 são linhas especiais, vão de encontro ao Fan Fest, Arena Pantanal e Arena Cultural. As linhas começam a operar ao meio dia e só param às 2h.
LINHA ESPECIAL - Na última sexta os coletivos foram muito utilizados pelos torcedores. Na Praça Alencastro, centro de Cuiabá, o transporte passava pelo local entre 10 e 12 minutos. A prefeitura aproveitou para reforçar o uso dos ônibus como o principal meio de chegada ao estádio.
Além disso, 24 veículos vão estar disponíveis para levar o público do Fan Fest à Arena Pantanal após o jogo da seleção brasileira hoje. A medida foi necessária devido à proximidade nos horários dos jogos entre Brasil e México e Rússia e Coréia do Sul.