Na sessão da última segunda-feira, 16, da Câmara de Cáceres, o vereador Edmilson Campos (PR), cobrou da Secretaria de Saúde, a reabertura do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI) e melhorias na estrutura da Farmácia Popular, que é fruto de suas ações como vereador em 2008.
Campos afirmou que há mais de um mês a Câmara aprovou uma indicação de sua autoria que pede informações a Secretaria de Saúde, sobre quais providencias que estão sendo adotadas para reabertura do CAPSI e para melhorar a estrutura da Farmácia Popular e até o momento não obteve resposta.
O vereador criticou duramente o secretário Wilson Kishi (PDT) e lembrou que quando ele foi vereador era um dos que mais cobravam a prestação de informações a Câmara por parte do Executivo.
‘Parece que o secretário Kishi mudou de lado e desaprendeu. Ele precisa prestar informações à população e não a mim ou a Câmara’, disparou.
O vereador também aproveitou a presença do secretário de Governo, Washington Calado na sessão para cobrar do Executivo a recomposição do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, atendendo a uma indicação de sua autoria.
‘Há dias que a Câmara aprovou a nossa indicação cobrando a reativação do Conselho e até agora nada’, cobrou acrescentando que ele e o vereador Edmilson Tavares (PMDB), vão representar a Câmara no Conselho.
A cobrança do vereador em relação ao CAPSI ganhou apoio dos vereadores Edmilson Tavares (PMDB) e Valdeniria Dutra Ferreira (PSD). Tavares pediu prioridade na questão e voltou a pedir a implantação da gerência de saúde mental e capacitação dos servidores para lidar com pacientes com este tipo de doença.
Em pronunciamento na Tribuna, Tavares também falou da campanha ‘Diga não às Drogas’ de sua iniciativa realizada durante o Festival de Pesca e que se estenderá até o final do mês.
O vereador também falou do projeto de prevenção à venda de bebidas alcóolicas nas escolas em festas e outros eventos que tenham a participação de crianças e adolescentes.
Tavares disse que o assunto faz parte das palestras que vem realizando com frequência nas escolas buscando a conscientização de estudantes e professores para prevenção e combate as drogas, inclusive as licitas como cigarros e bebidas alcoólicas.