A Prefeitura de Cáceres esclarece que não está confirmado o caso de suspeita de H1N1 do paciente Gilmar Fiorini. O professor de 52 anos foi transferido para Cuiabá e está sendo tratado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e já foi submetido a exames clínicos para averiguar se seu caso é da H1N1. De acordo com o coordenador de vigilância em Saúde do Município, Alexsander Marques, o resultado dos exames ficam prontos entre 10 a 15 dias.
Aexsander explica que para essas casos, onde há a suspeita de H1N1, o paciente é tratado como se tivesse o vírus, mesmo sem confirmação. Este é um procedimento padrão preconizado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de prevenir complicações futuras antes do diagnóstico ser confirmado.
Sobre a vacinação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a aplicação de doses contra a Gripe, contando com 5 mil unidades remanescentes da Campanha de Vacinação realizada nos últimos meses, e finalizada neste domingo (15.06). A vacina previne não apenas a H1N1 mas também diversas outras cepas virais da Influenza. As vacinas são para toda população.
A coordenadoria de Vigilância em Saúde reforça também que está solicitando junto ao Ministério da Saúde mais 20 mil doses para a população. No entanto, o envio dos materiais dependem de decisão do próprio Governo Federal, que avaliará a real necessidade da vacina. Ou seja, caso esteja realmente confirmado casos de H1N1 no município.