Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Secretaria de Agricultura do município divulga ações‏
Por Ascom/Clarice Navarro
28/08/2014 - 08:41

Foto: foto montagem Ronivon Barros

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), uma instituição do Sistema FAMATO, realizam o 9º Circuito Aprosoja.

O circuito inclui o ciclo de palestras que ocorrerá no interior do estado a partir de agosto. 

A Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Agricultura, se fez presente no lançamento e está participando das palestras que acontecem nas regiões, apresentando um material sobre o potencial agrícola do município.

A intenção, informa o prefeito Francis Maris, é despertar o interesse e atrair investidores para Cáceres. "Na região produtora de soja, o preço do hectare de terra chega a 50 mil, quando aqui a média é 5 mil reais. Temos toda a estrutura para desenvolver este setor"-avalia.

O secretario municipal de Agricultura Manoel Ferreira de Matos está distribuindo 1 mil cd´s, com o vídeo "Cáceres-Sudoeste-MT: Canteiro de Oportunidades", desenvolvido pelo engenheiro Adilson Reis com a parceria da Prefeitura e o Consórcio Nascentes do Pantanal.

O material de divulgação indica Cáceres como município com melhor integração logística,melhor preço de terras, apoio técnico tecnológico, presença institucional e segurança.

No período de 11 a 15 de agosto, as palestras aconteceram em Sinop, Vera, Sorriso, Lucas, Tapurah e Nova Mutum, com a Secretaria de Agricultura presente em todas, fazendo a divulgação do potencial agrícola de Cáceres através da entrega de cd´s e de panfletos. O mesmo ocorrerá em setembro, no período de 01 a 05, em Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Tangará da Serra e Diamantino-informa o secretário Manoel Ferreira de Matos. Além do Circuito Aprosoja, a divulgação em cada município está sendo feita também em pontos estratégicos como comércio, empresas e sindicatos rurais.

 

Despolpadeira e Farinheira

 

O secretário informou ainda sobre a reprogramação da instalação de uma despolpadeira e uma farinheira, que o município recebeu através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. A despolpadeira  será instalada no Assentamento Flor do Ipê e a farinheira, no Assentamento São Geraldo, em ambos os casos com o apoio da comunidade beneficiada.

 

Plantação de Seringa

 

A Secretaria Municipal de Agricultura finaliza planejamento e coloca em execução em breve a instalação de duas unidades demonstrativas de plantação de seringueiras. Cada unidade terá seis hectares. As duas serão em assentamentos: uma na Corixinha e outra no Laranjeiras.

 

Bacia Leiteira

 

O secretário Manoel Ferreira de Matos informou também sobre o Programa Bacia Leiteira, desenvolvido em parceria Prefeitura(Secretaria de Agricultura)/Empaer/Sindicato Rural. "Hoje temos já 30 criadores de gado leiteiro assistidos pelo programa, que já conta com quatro unidades demonstrativas em funcionamento".

 

Carregando comentarios...

Polícia

PRF recupera Agile e S-10

26/08/2014 - 19:30