Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Blecaute no Hemocentro provoca a perda de estoque de plaquetas em MT
Por G1 MT
04/09/2014 - 13:10

Foto: ilustrativa

Apelo:

Secretaria de Saúde pede que a população se mobilize para doar sangue.
Governo estadual deve publicar decreto para liberar servidores para doação.

 
O estoque de plaquetas da sede do Hemocentro de Cuiabá foi perdido após um blecaute que atingiu a unidade na noite desta quarta-feira (3). O problema teria sido causado por um raio, que provocou um curto-circuito no Hemocentro, localizado na Rua 13 de Junho. Com o curto-circuito, o gerador de energia também não funcionou, de acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde. O fornecimento de energia elétrica na unidade foi reestabelecida por volta das 11h30 desta quinta-feira (4).

Com o problema detectado, a Secretaria convocou a população para doar sangue. Os doadores podem comparecer à unidade a partir das 14h desta quinta-feira, mas a secretaria disse que a situação é tranquila, uma vez que o Hemocentro conta com outras unidades em todo o estado de Mato Grosso. A secretaria informou ainda que, caso necessário, o estado pode recorrer ao estoque do Sistema Único de Saúde (SUS), mas essa possibilidade está, por enquanto, descartada. Por enquanto, os técnicos devem trabalhar na realização dos testes no estoque de sangue e em busca de normalizar o atendimento.

A SES reiterou que os trabalhos também devem seguir no sentido de reabastecer o estoque da sede do Hemocentro, a partir de novas doações. A Casa Civil deve baixar um decreto permitindo que os servidores públicos se ausentem dos locais de trabalho durante o expediente dos próximos dois dias para que possam fazer doações de sangue.

 

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Respiração afeta o condicionamento físico

03/09/2014 - 11:23
Anúncios e Comunicados

Comunicado do Sine de Cáceres

03/09/2014 - 11:06
Polícia

Capitão PM está preso por estupro

03/09/2014 - 07:56
Artigos

Interpretar não é legislar

02/09/2014 - 17:24
Cultura

Chalana faz seletiva no sábado,6

02/09/2014 - 17:21