Segundo banco de dados do Procon Estadual, constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no mês de agosto de 2014 foram registrados 1.752 procedimentos administrativos, tendo o setor de 'Serviços Essenciais' ocupado o primeiro lugar em reclamações.
O setor de 'Serviços Essenciais' foi responsável por 718 atendimentos no órgão de defesa do consumidor, mantendo-se na primeira posição do ranking, registrando 332 reclamações para serviços de 'Água e Esgoto', 148 para “Energia Elétrica' e 119 reclamações para 'Telefonia Fixa'.
O setor 'Assuntos Financeiros', com 337 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 135 procedimentos para a categoria 'Banco Comercial', 72 para 'Cartão de Crédito' e 28 para a categoria 'Outros Contratos'.
O setor de 'Serviços Privados', com 321 reclamações, ficou em terceiro lugar, sendo registradas 72 reclamações para a categoria 'TV por Assinatura', 50 reclamações para 'Estabelecimento Comercial' e 47 para 'Escola'.
Em quarto lugar ficou o setor 'Produtos', que registrou 312 reclamações, sendo 52 para 'Telefone', 26 reclamações para a categoria 'Eletroeletrônico Importado' e 21 para 'Geladeira e Freezer'.
O setor 'Habitação' registrou 26 reclamações no Procon-MT, ocupando assim o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores 'Saúde' e 'Alimentos'. Juntos, os dois setores tiveram 39 reclamações no mês de agosto de 2014.
O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.