O funcionário Esmael Sortica Gomes, eletricista, foi homenageado ontem, 08, no final expediente por colegas de trabalho. Esmael, comemorou setenta anos de idade e cinquenta e dois anos de trabalho prestado ao município de Cáceres. Foi seu último dia de trabalho como coordenador. Ele já tinha se aposentado e trabalhava em cargo de confiança, tendo agora atingido a idade limite.
Amigos escreveram uma carta contando um pouco da sua trajetória:
Hoje paramos para falar um pouco sobre você:
Em 01/11/1962 chegou um jovem de pequena estatura, muito humilde, mas a sua vivacidade, seu desejo de aprender, nesse afã de adquirir conhecimentos e consequentemente uma profissão, fez dele um aprendiz que logo viu em seu mestre Joni Fontes, o qual foi um dos maiores expoentes dos conhecimentos autodidatas que Cáceres até hoje conheceu, Esmael mostrou seu ecletismo ao conseguir entender os ensinamentos de elétrica tanto no Pedroca (grande motor que gerava energia para esta cidade), quanto na construção e implantação da Cia telefônica de Cáceres, Cia esta que foi montada fora dos moldes de todas as empresas telefônicas do Brasil.
O mestre Joni com a assistência de Esmael e também de Aderbal Michels, que ajudaram a construir desde as bobinas até os equipamentos mais sofisticados para a transmissão. Os modelos dessas peças foram tirados de um livro em alemão traduzidos pelo próprio Joni. Ao mesmo tempo em que cuidavam deste projeto eram responsáveis pela energia elétrica da cidade. Isso tudo era feito com uma minúscula equipe, da qual Esmael era um dos únicos que despontavam na aquisição de conhecimento. Com a morte de Joni Fontes foi Esmael quem assumiu todos os trabalhos antes desenvolvidos por seu mestre
Eis aí o pequeno grande homem que por sinal, grande em realizações, em exemplo de servir, em liderar (...), realizou grandes intentos, sendo que por inúmeras vezes diante das dificuldades, superou a expectativa de seus colegas, e porque não dizer, até a si mesmo se superou.
Hoje com mais simples, humilde e singelo gesto e sentimento seus colegas e amigos de trabalho o homenageia.
Amigo Esmael, você é um exemplo a ser seguido para todos nós funcionários públicos, porque no exercício de suas atividades podemos ver de forma patente a sua dedicação, trabalho duro, competência, responsabilidade, parceria como pessoa, sua incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer e mais que tudo o seu Amor por tudo isso.
Sabemos que seu coração está partido como o nosso, porém sempre estaremos buscando seu exemplo. Com certeza lembraremos sempre de você como uma pessoa que dedicou toda sua vida à população Cacerense. E caso você volte estaremos muito felizes e de braços abertos sempre. Caso descida descansar e se dedicar mais a sua família e a sua dedicada esposa, que na sua ausência segurou as barras entenderemos, e queremos te desejar toda felicidade do mundo e bom descanso.
Nós da família da Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos, sentimos orgulho de ter convivido com você todos esses anos de serviços prestados à municipalidade e a nossa amizade perpetuará, pois está pautada no respeito. E com certeza em nome de todo o povo cacerense agradecemos por essa vida dedicada a toda população de Cáceres e Região e te desejamos muitas felicidades e que Deus continue iluminando seu caminho e que seus dias sejam ricos de bênçãos.
Que você busque de Deus sabedoria para contar os seus dias para que seu coração seja sábio. Salmos 90:12.
“O senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz.” SI 37.23
Amigo, aprendemos a te amar e respeitar, somos seus amigos hoje e sempre!
Obrigado!!!
Prefeitura Municipal de Cáceres
Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos
Vários servidores agradeceram pela convivência e entregaram presentes e placas de homenagens, uma delas entregue pelo secretário de obras Valter Andrade Zacarkin, a pedido do prefeito Francis Maris, que se encontra em Brasília. A SOSU também entregou uma placa com mensagem homenageando “Esmaelzinho”, funcionário que com certeza deixa sua marca na administração municipal, e exemplo a ser seguido.
Quando indagado sobre qual a mensagem ele deixa para os seus colegas de trabalho, Esmael responde: “O respeito com as pessoas e a dedicação e responsabilidade com a função que exerce, e nunca desistir quando encontrar um obstáculo e sim tentar superar.”
Esmael ou Esmaelzinho como é conhecido, já se encontrava no pátio hoje (10.09), às cinco horas da manhã dizendo que está pronto para trabalhar, que vai continuar vindo todos os dias à prefeitura. Ele foi desligado do quadro de funcionários por ter atingido a idade limite.Como é muito ativo e saudável, os amigos o aconselharam a abrir uma pequena empresa na área serviços de eletricidade.