Por iniciativa de Cabo Pinheiro, Figueira no meio da rua é tombada
Assessoria Câmara de Vereadores de Cáceres
Foto: Assessoria
A Câmara de Vereadores de Cáceres, aprovou na sessão desta segunda-feira, 8, o projeto de Lei nº 14 de 7 de agosto de 2014, de autoria do vereador Cabo Pinheiro (PRTB), que tomba uma Figueira localizada no meio da rua Dom Aquino, no centro, como patrimônio histórico do município.
Ao defender sua proposta, o vereador afirmou tomou a iniciativa porque a árvore sempre foi respeitada, inclusive pela própria prefeitura que ao sentir a necessidade de abrir uma rua no local, optou em contorna-la.
‘Conheço esta árvore desde criança e sei que ela tem uma grande representação, por isso fiz a indicação’, argumentou.
Há pelo menos duas versões sobre à historia da árvore. Uma diz que ela é centenária, porém a mais aceitável é da dona de casa Marcida da Silva Neves, uma antiga moradora do local que sustenta que a Figueira foi plantada por ela na década de sessenta.
Dona Marcida, que morreu em outubro de 2011, contava que em 1986, o ex-prefeito Antônio Fontes a procurou dizendo que teria que fazer uma rua que passaria em seu quintal. Ela disse que aceitou os argumentos do prefeito, porém pediu que a árvore fosse poupada.
Há algumas décadas, a preservação de árvores era muito comum em Cáceres. Na rua São Pedro no Bairro Cavalhada, por exemplo, haviam Tarumeiros no meio na rua.