A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é a pior instituição do Estado na lista do Ranking Universitário Folha 2014 (RUF). Na avaliação feita com 192 instituições públicas e privadas do país, a Unemat obteve 24,13 pontos, ficando atrás da Universidade de Cuiabá (Unic) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que subiu um degrau no ranking.
A Unemat ocupa a 159º colocação. A Unic ficou em 151º. Já a UFMT conseguiu o 36º lugar. Em 2013, a federal ocupava a 37º colocação, já a Unic ficava em 141º, uma abaixo da Unemat, que se classificou em 140º.
Divulgado anualmente pela Folha de São Paulo, o RUF é uma avaliação do ensino superior no Brasil. Cinco indicadores são utilizados para determinar a classificação, sendo elas: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
Com cinco campus no Estado, a UFMT ainda é a que melhor se destaca em termos de pesquisa. A nota alcançada foi de 30,56. No mercado de trabalho, cerca de 1.970 contratações são de ex-alunos, resultando na nota 13. Já sobre inovação, que considera o número de pedidos de patentes pela universidade ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) de 2003 a 2012, a federal alcançou 0,61 pontos. O ensino foi avaliado em 22,55 e por fim, a internacionalização, que é a citação de trabalhos feitos por acadêmicos da instituição no exterior, resultou em 2,09 pontos.
Já a Unic obteve 12,8 em pesquisa, 2,39 em ensino, 11,15 em contratações de profissionais no mercado, 1,09 na internacionalização e não foi avaliada sobre as inovações. A Unemat teve a pior avaliação em termos de internacionalização, obtendo 0,50. Na pesquisa alcançou 15,83, ensino 4,38, mercado 3,42 e também não foi avaliada no quesito inovação.
CURSOS - O RUF também mostra a colocação de diversos cursos ofertados nas instituições de ensino superior do Brasil. Para essa avaliação, são considerados os indicadores na qualidade de ensino e avaliação do mercado. No estado, o melhor curso de medicina ofertado é o da UFMT, ficando em 21º lugar.
O curso da Unic ficou na 76º posição, já o curso ofertado na Unemat ficou na 89º posição. No quesito qualidade de ensino, a instituição marcou 14,91 pontos, já na quantidade de professores com mestrado e doutorado, 6,91 pontos foram registrados.
Acadêmicos da instituição estão mobilizados desde o mês passado, cobrando melhorias no curso de medicina da instituição. A greve completa hoje 27 dias, segundo os estudantes, desde 2012 uma série de melhorias, tanto na estrutura quanto na grade curricular, estão previstas para acontecer, mas até o momento nada foi feito.
O Diário entrou em contato com a reitoria da Unemat e com a coordenação do curso, mas não obteve retorno.