Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Deputada Janaina Riva é reeleita vice-presidente da ALMT
Por assessoria
10/06/2020 - 13:08

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) foi reconduzida à vice-presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na chapa União e Trabalho, por 22 votos. Além de ter sido a parlamentar mais votada desta legislatura, Janaina é a primeira mulher da história do parlamento a ser eleita e reeleita vice-presidente do Poder Legislativo Estadual.

“Fico muito feliz pela confiança dos colegas no meu trabalho e agradeço ao presidente Eduardo Botelho (DEM) pelo apoio e parceria comigo, sempre. Tenho certeza que a exemplo deste biênio, o próximo será de muito trabalho em prol do estado de Mato Grosso”, disse.

Janaina foi a primeira à depositar o voto na urna para poder se retirar do plenário e continuar acompanhando a sessão remotamente e evitar qualquer tipo de aglomeração. A parlamentar que está grávida de pouco mais de seis meses, pôde participar desta eleição depois da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 01/2020, de autoria das lideranças partidárias, que mudou a data de eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o próximo biênio. Originalmente a eleição seria realizada em setembro, provável mês do parto da parlamentar.

“É histórico isso que estou vivendo. O parlamento sempre foi um lugar masculino e historicamente tivemos poucas mulheres por aqui. Ver agora o regimento interno se adequando para permitir e garantir que as mulheres, mães, tenham seus direitos resguardados para participar em pé de igualdade com os homens das decisões, é uma vitória. Meu desejo é que para o futuro mais mulheres ocupem essas cadeiras e, quem sabe, tenhamos uma presidência feminina”, comemorou Janaina que no início de 2019, logo após a eleição da mesa, assumiu por quase 60 dias a presidência da Assembleia, se tornando também a primeira mulher a assumir a presidência.

A mesa diretora eleita para o próximo biênio é composta pelo presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (DEM) – que continua presidente, com a primeira vice-presidente Janaina Riva (MDB) e Max Russi (PSB) como primeiro-secretário. Além deles, também compõe a chapa o segundo vice-presidente Wilson Santos (PSDB), Valdir Barranco (PT) como segundo-secretário, Delegado Claudinei (PSL) terceiro-secretário, Paulo Araújo (Progressistas) como quarto-secretário. 

 
Carregando comentarios...

Artigos

Caráter e destino

08/06/2020 - 09:33