O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) conta agora com uma policial do sexo feminino que irá atuar como chefe de operações responsável por coordenar as equipes volantes que realizam o trabalho na região de fronteira.
A apresentação da 2º tenente PM Ladislane Simonini Silva, de 22 anos, aconteceu na última quarta-feira (11.03), na base do Gefron, no município de Porto Esperidião.
Ladislane formou na Academia de Polícia Militar Costa Verde concluindo no ano de 2011 o curso para oficial. Já atuou no 1º e 9º Batalhão da Polícia Militar. A tenente é a primeira mulher oficial da PM a atuar como chefe de operações do Grupo Especial de Segurança na Fronteira.
“Recebo com muito orgulho essa missão, principalmente por ser a primeira mulher a ocupar esse cargo no grupamento. Pretendo desempenhar minha função com muita determinação e eficácia”, disse.
Criado em meio à necessidade de se fazer um enfrentamento aos crimes típicos da região de fronteira, que deságuam em Mato Grosso numa região sensível que separa o Brasil da Bolívia, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) há mais de uma década desempenha com excelência suas atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos ao longo dos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o Brasil e a Bolívia.
Os policiais atuam em barreiras móveis e fixas, em operações e no patrulhamento nas estradas vicinais.