Cerca de 1.600 pessoas participaram da colação de grau da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres, na noite de ontem (12), no ginásio da Cidade Universitária. O governador, Pedro Taques, compareceu a cerimônia em que 189 acadêmicos receberam a conferência de grau das mãos da reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo.
Com a colação de grau de mais oito turmas de licenciatura a Unemat disponibiliza para a sociedade novos professores em Letras, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, Computação e Educação Física. Durante seu discurso o governador, Pedro Taques, lembrou que “Tudo evolui, tudo pode ser mudado e transformado na sociedade, mas não é possível difundir conhecimentos sem professores”.
O mercado de trabalho também recebe os bacharéis a quem a Unemat conferiu grau na noite de ontem. Serão contadores, agrônomos, enfermeiros, e futuros advogados formados pela Instituição que é pública e de ensino de qualidade aptos a somar as necessidades da coletividade.
A reitora da Unemat falou aos novos profissionais que o mínimo que se espera deles, ela e a sociedade, é que cumpram com seus juramentos e pediu que estes aplaudissem seus pais e seus incentivadores. A reitora também afirmou que a presença do governador durante o evento da Instituição sinaliza o apoio e a confiança que a Unemat espera do gestor do Estado para transformar a Unemat numa universidade cada vez mais forte.
Os ritos de colação de grau por si só emocionam formandos, familiares e a Academia. E ainda há os inesperados e os surpreendentes. Durante um minuto o ginásio inteiro se calou em deferência ao falecimento, na véspera, de Ary Mendes Malheiros, pai do diretor Político-Pedagógico e Financeiro do campus de Cáceres, Antonio Malheiros, que por esta razão esteve ausente da cerimônia.
Também houve a apresentação musical da formanda Aline Pachick, do curso de Enfermagem com a professora do curso de Medicina da Unemat, Clara Mendes Batista e do convidado Willian Rudsen, que cantaram “Obrigado” do coral jovem do IAP. A Orquestra Sinfônica da Unemat, sob a regência do maestro Erizane Nunes da Mota, se apresentou durante a cerimônia e também tocou o Hino de Mato Grosso.
Durante a solenidade a mesa foi composta pela reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo; o governador do Estado, Pedro Taques; o deputado estadual, Leonardo Albuquerque; o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz; o secretário adjunto de Estado da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluízio Leite; o vice-reitor da Unemat, professor Ariel Lopes Torres; a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Vera Lucia da Rocha Maquea; e, o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto Filho. Também estiveram presentes os deputados Estaduais José Carlos do Pátio e Wancley Carvalho além de vários prefeitos.