O prefeito de Cáceres,Francis Maris Cruz, recebeu em seu gabinete, na segunda-feira,29, a Pró-Reitora de Ensino e Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso, professora Vera Machêa, e uma equipe de docentes do curso de Medicina da instituição, com o objetivo de estabelecer metas e ampliar a parceria institucional já existente entre a Prefeitura e a Unemat, visando o preparação para o internato dos alunos a partir o 8º semestre do curso.Participou da reunião o secretário de Saúde do município, Roger Pereira. Segundo ele,a Prefeitura de Cáceres já celebrou um termo de cooperação técnica com a Universidade, que está em vigência, oportunizando aos acadêmicos atuarem em unidades de saúde.
O prefeito Francis Maris externou a vontade de colaborar com o curso de medicina, oferecendo a possibilidade dos universitários exercerem suas atividades de estágio nos órgãos municipais de saúde . Francis disse que vai promover a estruturação física e de equipamentos na saúde pública para melhor receber os estagiários. “Hoje os alunos da medicina já atuam em visitas domiciliares e em algumas unidades básicas de saúde, acompanhando pacientes do Programa de Saúde da Família, porém no ano que vem, já em regime de internato, eles devem ir para dentro dos nossos prédios de saúde e iniciarem aulas práticas específicas. Vamos nos preparar para recebê-los”, afirmou.
A Professora Leila Gattass, da disciplina de Interação de Ensino de Saúde na Comunidade, participou e avaliou o encontro como muito produtivo. “O curso de medicina apesar de já estar indo, em 2016, para seu oitavo semestre, ainda está em implantação, e as parcerias e projetos de extensão, são fundamentais para a efetivação do curso”-disse. Para ela, as parcerias possibilitam aos alunos experiências e aprendizados através de situações pontuais vivenciadas na prática, no acompanhamento domiciliar ou nas unidades de saúde. “Nossos alunos se deparam com diferentes casos e patologias de diversos sintomas que surgem durante este estágio. É um grande exercício profissional”, finalizou.