Após a realização de trabalho de conscientização, audiências públicas e notificação quanto a irregularidade dos tablados, a Marinha juntamente com órgãos de segurança realizarão nova força tarefa no Rio Paraguai.
A primeira fase da Operação de retirada dos tablados irregulares foi realizada no dia 13 de maio onde foram retirados do rio cerca de 48 tablados.
A Operação envolveu uma força tarefa executada pela Marinha, Exercito, Policia Ambiental e Ministério Público Federal. Nessa fase da operação segundo o comandante da agencia fluvial de Cáceres Ronaldo Lima, foi notificado todos os proprietários de tablados irregulares, mas apesar das notificações e da Operação, houve resistência por parte de alguns proprietários, que assumiram a responsabilidade de fazer a retirada.
Dois meses se passaram e cerca de 15 tablados e 4 casas flutuantes continuam as margens do rio, desobedecendo a ordem de retirada e causando preocupação aos órgãos competentes.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Correio Cacerense, o capitão Ronaldo informou que na segunda quinzena deste mês a qualquer momento será realizada novamente uma força tarefa, onde serão reunidos os órgãos competentes para a retirada dos tablados restantes.
Todos proprietários foram notificados e diversas fiscalizações foram realizadas a fim de conscientizar todos sobre essa situação irregular, os danos que causam no meio ambiente e os riscos de causar acidente caso solte uma madeira ou tambor, pois muitos destes tablados estão se deteriorando “Notificamos, realizamos diversas audiências públicas com a população, demos mais um prazo para a retirada de alguns que por resistência acabaram ficando, mas infelizmente muitos não tomaram atitude de retirada e agora teremos que retirá-los, fazendo valer a lei e normas ambientais” , finalizou Ronaldo.