reunião acontece na terça,27
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com uma visão ampliada sobre as questões que envolvem a saúde animal, realizará na próxima terça-feira (27/09), às 08h, no auditório do Edifício Senar-MT, uma reunião para discutir as “Emergências Sanitárias em Animais de Produção”. Devem participar entidades que atuam na defesa sanitária animal, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), setor produtivo, Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) e representantes do governo do Estado.
“A ideia do evento é discutir temas como o avanço de programas sanitários, os desafios, as alternativas e as experiências que possam servir de referência. A programação inclui as discussões sobre a criação do Fundo de Emergência Sanitária Avícola (Fesavi-MT), como também uma mesa redonda com o mediador Ariel Mendes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)”, explica o analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho.
O consultor em Defesa Agropecuária da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Décio Coutinho, vai falar sobre o seguro sanitário e como ajudar os fundos privados estaduais a indenizar os produtores nos casos de emergência sanitária. Coutinho também vai apresentar o modelo que esta sendo desenvolvido no estado de São Paulo e como estas empresas seguradoras podem customizar este serviço para o estado de Mato Grosso, caso haja interesse dos setores privados e públicos. Ele também vai falar sobre o sacrifício de animais.
Já o diretor do Departamento de Sanidade Animal do Mapa, Guilherme Marques vai fazer uma explanação sobre o Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease). Destacando a importância, composição, coordenação, e harmonização de ações com entidades afins.