Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Missão holandesa doa patrimônio e ISM passa a ser Salesianos Santa Maria
Por Diário de Cáceres
26/09/2016 - 08:15

Foto: redação

doação encerra a missão holandesa em Cáceres

 

Uma assembleia realizada no último sábado,24, no Cine Xin, comunicou oficialmente a pais, alunos e comunidade em geral a doação do patrimônio do Instituto Santa Maria, fundado há 58 anos pelos freis holandeses da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição, para a Missão Salesiano. A partir de 1 de janeiro, o Salesiano Santa Maria encerra o período de transição e passa a funcionar plenamente sob nova direção e denominação.

Assim, se encerra a missão holandesa em Cáceres. O motivo é a idade avançada dos freis. Cinco deles, que aqui permanecem (Bertrando, Gumaro, Matheus, Mauricio e Marino), voltarão para a Holanda. A missão holandesa tem hoje sua sede na Indonésia, onde, além dos holandeses, conta com religiosos nativos. Para os freis, a alternativa da doação aos salesianos foi a melhor, “pois o patrimônio ficará em boas mãos”- disse o  líder da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição, frei Eduardo Quint, durante coletiva que explicou o processo de transferência da missão holandesa para os Salesianos. A coletiva aconteceu na sexta-feira.

O Salesianos Santa Maria usará o Sistema de Ensino Poliedro, o mesmo utilizado pelo Colégio São Gonçalo em Cuiabá. O prédio passará por uma reforma, com pintura e instalação de banheiros no piso superior. O ISM tem hoje 450 alunos, e a meta da nova direção é atingir 800 matrículas, ocupando o espaço total das salas.

Para tanto, será feita uma campanha publicitária focando as qualidades do ensino salesiano e informando que a mensalidade para o aluno será adequada à realidade de Cáceres. Os Salesianos mantém em Cuiabá o Colégio São Gonçalo, considerado um dos melhores da capital. “ A qualidade do ensino e a preocupação na formação ética, moral e social dos alunos continua sendo o diferencial”, afirmou o padre Sandro Giancola, diretor da Missão Salesiana de Mato Grosso, que será o diretor do colégio em Cáceres, enquanto a professora Fabíola Campos Lucas Arantes permanecerá na direção pedagógica.

Além do ensino:

Os freis holandeses vieram para  Cáceres a convite do bispo D. Máximo Biènnes. Além da Educação, através do ISM, fundaram a Apae e o Hospital O Bom Samaritano, hoje entidades filantrópicas que deverão seguir através das próprias ações.

Já os salesianos anunciam também atividades sociais, a exemplo do que ocorre em outras cidades onde atuam:  o trabalho com os jovens marginalizados, a creches que assistem os filhos das mães solteiras, a Casa Dom Bosco que assiste aos meninos de rua, filhos dos detentos, entre outros. Em Cáceres os menos favorecidos e esquecidos também terão uma atenção especial da Missão Salesiana, que chegou a Cuiabá em 1894. 

 

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Estética: dentistas passam a aplicar botox

24/09/2016 - 08:29
Utilidade Pública

Convite e vagas do Sine para hoje,22

22/09/2016 - 07:23
Meio Ambiente

Grupo Juba celebra Dia da Árvore

21/09/2016 - 15:15