No próximo sábado, 24, a partir das 10h, no Cine Xin, uma Assembleia Geral marcará oficialmente a transferência do Instituto Santa Maria (Colégio dos Freis), em Cáceres, para a Missão Salesiana, a mesma que administra o Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, e o Colégio Dom Bosco e Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS.
Os Salesianos vão assumir a estrutura física com 450 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e 48 servidores, entre eles professores.
O evento é aberto a comunidade, pais, alunos e servidores.
A transferência faz parte do processo de encerramento da missão dos freis holandeses da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição no Brasil, depois de quase seis décadas.
O ato contará com a presença do líder da Congregação dos Irmãos da Imaculada Conceição da Holanda, frei Huijbergen e do Padre Gildásio Mendes dos Santos, chefe da Missão Salesiana para região Centro Oeste.
Nesta sexta-feira, 23, a partir das 14h, na sede do ISM, haverá uma coletiva de imprensa, onde os representantes das duas instituições falarão sobre o processo transferência.
A coletiva contará com a presença do frei Altair Gonçalo da Silva, que responde pelas finanças da Missão Salesiana para a região Centro Oeste
Conforme a diretora do ISM, Fabiola Campos Lucas Antunes, a posse dos Salesianos será imediata.
Ela explica que ainda este ano, a missão promoverá várias melhorias na estrutura da escola para que ela possa receber mais alunos já partir do ano que vem. O investimento também resultará no aumento da equipe pedagógica.
Segundo a diretora, a escola passará a seguir os padrões do São Gonçalo que utiliza o sistema de ensino Poliegro.
Fabiola Campos, que está há dez anos na direção da escola, revelou que o padre Salesiano Sandro Silva, que já está na cidade, responderá pela direção geral enquanto que ela permanecerá na direção pedagógica.
O São Gonçalo é o maior colégio da Missão Salesiana no País com cerca de 3 mil alunos e é uma referência. Hoje, os Salesianos estão presentes em 130 países.
E não é só no ISM que os Salesianos vão se instalar e atuar. A partir do ano que vem, uma missão chegará a cidade para desenvolver trabalhos em várias áreas, tal qual fizeram os holandeses.
A decisão dos holandeses de encerrar os trabalhos no País já havia sido tomada há dez anos, motivada pelo cumprimento das missões, diminuição dos integrantes e a idade avançada dos mesmos.
Desde então, eles iniciaram um trabalho para que outra instituição religiosa assumisse e desse continuidade a missão.
Os freis holandeses chegaram a Cáceres há 59 anos, a convite do bispo Dom Máximo Biennés.
Além de fundar o Instituto Santa Maria, eles ajudaram na consolidação do Hospital São Luiz, Hospital O Bom Samaritano, APAE, Lar Servas de Maria, entre outras ações.