Seis Organizações não Governamentais que trabalham pela causa animal em Cuiabá foram beneficiadas com o montante de R$ 3.418,66 cada uma, do total de R$ 20.512,00 arrecadados no bazar das amigas, organizado pela deputada estadual Janaina Riva (PMDB), no dia 01 de setembro.
O repasse à OPAMT, OPAA, AVA, Anjos Peludos, APAM e a Cãocuidado Cãoamor foi realizado na tarde de ontem,21. Boa parte das instituições deve utilizar o dinheiro para pagar dívidas com clínicas veterinárias, fazer castrações e, ainda, comprar ração para os cães e gatos que vivem nos abrigos.
Segundo Janaina, o evento superou às expectativas e as pessoas mostraram solidariedade com a causa, além da consciência de fazer parte dessa tendência mundial que é o consumo sustentável. "Quando me perguntaram porque eu escolhi ajudar a causa animal nessa iniciativa, eu nunca hesitei em responder que além dessas entidades e pessoas desempenharem um papel que seria do Poder Público sem ajuda alguma, existe uma frase da Brigitte Bardot que define exatamente o que sinto que é a seguinte: eu acredito que quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o sofrimento dos mais fracos, que não podem se defender'. E é isso, eu sempre vou lutar pelas minorias", disse.
A deputada conta que, apesar de ser uma causa considerada 'impopular’ por muitos políticos e por pessoas que não entendem que um trabalho não exclui o outro, não abre mão de continuar legislando em prol do meio ambiente e dos animais, porque acredita que uma ação não exclui a outra. Segundo ela, há uma corrente do contra nas redes sociais, do quanto pior melhor e de que 'bicho não é prioridade'. “Eu não me importo com o que as pessoas dizem por que sempre acreditei que devemos ser a transformação que queremos ver no mundo. A cada 30 projetos de lei que apresento sobre educação, segurança pública, saúde, combate à corrupção ou infraestrutura, apresento um sobre os animais, mas funciona assim: é só apresentar algo em prol dos animais como os projetos do Hospital Veterinário Público e da Delegacia Virtual de Proteção aos Animais, tem sempre comentários assim: Ah, mas não tem saúde nem pra gente e você está pleiteando saúde pra bicho? Deveria se preocupar com os seres humanos deputada. Ou se não tem segurança nem pra gente, você está preocupada com bicho? Existe uma frase que eu gosto muito que é a seguinte: A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter. Quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem”, finalizou.
A deputada é autora do projeto de Lei que cria Hospitais Veterinários Públicos em cidades com mais de 30 mil habitantes; Do que permite o acesso de animais em hospitais para visita a pacientes, a chamada Pet Terapia. É de autoria da parlamentar também o projeto de lei que proíbe eutanaziar animais recolhidos nos Centros de Zoonozes; Além dessas também do Projeto de Lei que cria a Delegacia Virtual de Proteção Animal, para denuncias de maus tratos.
A parlamentar também possui projetos na área de adoção e política de castração.