Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Comarcas de Cáceres e de mais seis cidades da região são premiadas com selo de sustentabilidade
Por assessoria
18/12/2016 - 15:26

Foto: assessoria

Quarenta e quatro comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) foram premiadas com selos de prata e bronze, como resultado do projeto estratégico de implantação do Orçamento Matricial, na tarde desta sexta-feira (16 de dezembro). A entrega dos prêmios ocorreu durante o Primeiro Encontro de Sustentabilidade na Administração do Poder Judiciário de Mato Grosso, realizado no auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
"O homem não pode ver na natureza, no meio ambiente, um objeto descartável para o seu uso. A relação homem, ser humano, com o meio ambiente deve ser uma relação sujeito-sujeito, onde os dois têm direitos e deveres", afirmou o responsável pela Coordenadoria de Planejamento do TJMT (Coplan), Afonso Maciel, durante a apresentação dos resultados.
 
O Orçamento Matricial, projeto piloto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi implementado nas comarcas do Estado visando à redução de despesas em quatro setores, sendo eles: correio, energia elétrica, telefonia fixa e telefonia móvel. São ações pequenas e individuais, como apagar as luzes e desligar os computadores ao sair, que resultam em economia para o Poder Judiciário, contribuindo para a sustentabilidade.
 
Conforme Vera Lícia de Arimatéia Silva, assessora de Planejamento da Coplan, além de ajustes de contrato realizados pela secretaria do TJMT, os bons resultados foram alcançados graças à consciência dos servidores. "As comarcas fizeram sua parte com as pequenas ações diárias, como reduzir envios de postagem e não usar o telefone para questões pessoais ou ligações para celular", comentou. Segundo ela, algumas unidades também elaboraram planos de ações para melhorar a conduta no aspecto de sustentabilidade.  "É a questão da alteridade, ou seja, você fazer alguma coisa pensando nos outros", complementou.
 
Essa primeira avaliação do projeto Orçamento Matricial levou em consideração as despesas de janeiro a outubro, e a competição entre comarcas se deu por entrâncias. O método utilizado para medir os resultados foi a ferramenta Gestão Matricial das Despesas (GMD), que trabalha com o controle cruzado de informações, o olhar na despesa, o tipo de análise a ser feita, os parâmetros e indicadores para as despesas.
 
"Foi feito um trabalho extremamente minucioso, nunca antes realizado no Poder Judiciário", explicou Vera Lícia. "Nós ficamos mês a mês acompanhando, junto com os gestores das despesas, as contas das comarcas, para tentar entender as despesas e dar um feedback aos gestores".
 
Resultados – Como resultado da força-tarefa, 44 comarcas reduziram significativamente suas despesas e foram premiadas com selos de prata aqueles que conseguiram reduzir três despesas, e de bronze as unidades que atingiram 50% das metas, diminuindo gastos em duas das frentes estipuladas.
 
No quesito de despesas com correio, por exemplo, foi economizado o montante de R$278 mil. Outros setores também tiveram redução significativa em diversas comarcas, como telefonia móvel, que em Nova Canaã do Norte atingiu aproximadamente 86%, em relação aos índices anteriores. Já a Comarca de Alto Taquari, localizada a 479 km ao sul de Cuiabá, foi o destaque da premiação, atingindo a maior marca de redução de gastos.
 
Após a entrega dos selos aos representantes das comarcas, realizada pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente em exercício no período da tarde, e pela diretora-geral do TJMT, Suseth Lazarini, a servidora Nilce Maria Camargo da Silva, diretora do Departamento de Protocolo, foi homenageada, como responsável pela gestão de envio de correspondências.
 
A apresentação foi encerrada com as palavras da desembargadora Clarice Claudino, que classificou o dia como sendo "um momento para reflexão profunda". Ela ainda destacou a importância da sustentabilidade para as gerações futuras e desafiou os servidores a se tornarem pessoas mais sustentáveis. "Eu tenho certeza que nossas metas serão otimizadas para o próximo ano se nos transformarmos em pessoas ecológicas", comentou. "Depois que a gente toma consciência da seriedade do que cada um de nós pode desempenhar no mundo em que vivemos, nunca mais seremos as mesmas pessoas".
 
Confira abaixo as comarcas premiadas:
 
Selos de prata:
 
1ª entrância – Alto Taquari, Araputanga, Arenápolis, Jauru, Marcelândia, Nova Monte Verde, Pedra Preta, Porto dos Gaúchos, Rio Branco, Tabaporã e Vila Bela.
 
2ª entrância – Chapada dos Guimarães
 
Selo de bronze:
 
1ª entrância – Alto Garças, Aripuanã, Brasnorte, Cláudia, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Itaúba, Juscimeira, Nobres, Nortelândia, Nova Canaã do Norte, Novo São Joaquim, Poconé, Porto Espiridião, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, Terra Nova do Norte
 
2ª entrância – Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Juara, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, São José do Rio Claro
 
3ª entrância – Barra do Garças, Cáceres e Diamantino
 
Entrância Especial – Várzea Grande

 

Carregando comentarios...

Cidades

200 já morreram nas BRs de MT em 2016

18/12/2016 - 15:02
Polícia

MT vai congelar salários por 2 anos

18/12/2016 - 14:57
Economia

MT:economia depende de dez cidades

15/12/2016 - 08:18