Polícia apura chacina em fazenda de MT na divisa com a Bolívia
Por G1 MT
16/09/2012 - 22:44
A Polícia Civil de Porto Esperidião, distante 358 quilômetros de Cuiabá, investiga o assassinato de três homens dentro de uma fazenda, localizada no distrito de Vila Cardoso, uma região que fica a 120 quilômetros da fronteira com a Bolívia. As vítimas foram mortas a tiros na sexta-feira (14) enquanto trabalhavam no local.
Ao todo, cinco funcionários foram contratados para obras na fazenda Nova Bom Jesus, que pertence ao pecuarista Geraldo Pilate Alba, de 50 anos. Na ocasião, dois deles conseguiram escapar dos tiros e sobreviveram a chacina.Nada foi furtado do local.
O delegado regional Douglas Turíbio Schutze disse em entrevista ao G1 que a fazenda fica na divisa com uma área de grilagem e que há suspeita do envolvimento de grileiros. Algumas testemunhas prestaram depoimento à polícia, mas até o momento não há informações ou identificação de suspeito pelo crime.
O caso assustou os moradores e intensificou a tensão no local, já que a fazenda Nova Bom Jesus já foi alvo de outros ataques, como um incêndio criminoso em 2011. A residência, o alojamento dos funcionários, dois barracões, um galpão e todo o maquinário foram destruídos pelo fogo.
“Sai com a minha esposa para trocar o cartão de vacina e quando voltei estava tudo queimado”, contou ao G1, o proprietário da área Geraldo Pilati. O prejuízo total estimado é de pelo menos R$ 400 mil. À época um inquérito foi aberto para investigar o crime e 10 pessoas foram indiciadas por furto e dano qualificado. Ninguém está preso.
O proprietário contou que os cinco rapazes foram contratados para reformar a sede da fazenda para que a família volte a morar no município. Atualmente, ele a esposa e filhas moram em Cuiabá.