Com a chegada do feriado de Carnaval é preciso estar atento à segurança para aproveitar bem os festejos e evitar acidentes com a eletricidade.
Vai curtir o carnaval? Lembre-se de curtir com segurança. Pensando nisso, a Energisa orienta os organizadores dos eventos como desfile de blocos, bailes, shows ou desfiles ou escolas de samba, sobre os cuidados especiais com a montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximas à rede elétrica.
"É preciso tomar muito cuidado ao instalar as arquibancadas, camarotes, estruturas e enfeites de carnaval, em especial na hora de manobrar barras de metal, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos próximos das redes de energia. Também deve-se observar se a arquibancada foi colocada muito próxima à rede elétrica, pois em um momento de descontração, o folião com bandeira, mastro ou outro objeto pode encostá-lo sem percebe. Todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança”, explica Heitor Galdino, engenheiro de Segurança da Energisa Mato Grosso.
Como os fios instalados no alto dos postes estão energizados, isto é, conduzem eletricidade permanentemente, o risco é grande e qualquer descuido pode ser fatal. "Os fios se encontram em altura segura para os veículos e pedestres que circulam sob a rede. Mas no carnaval, essa regra é quebrada pelo homem que fica cada vez mais próximo da rede de energia elétrica. Todo cuidado é pouco para que a brincadeira não resulte num grave acidente", orienta.
Quem desfilar nos carros alegóricos, nos carnavais de rua, deve ficar atento com a distância segura da rede elétrica. "A preocupação nestes casos também é com o transporte dos carros por vias onde a rede elétrica atravessa avenidas e ruas até o local do desfile. Para a segurança, os carros alegóricos devem ter no máximo 4,4 metros de altura. Ao ultrapassar esse limite de segurança o folião corre o risco de tocar a rede de energia elétrica, provocar acidente e até a morte. Muitas vezes, encontramos pessoas em cima do carro, com um pedaço de madeira, tentando afastar os cabos para o veículo passar, isso é muito arriscado", afirma o engenheiro de segurança.
O folião deve ter muita atenção na hora de soltar fogos de artifício próximo às redes elétricas, pois podem provocar o rompimento dos fios da rede. Além dos fogos, não deve ser utilizada serpentina de papel alumínio ou metalizada por cima dos fios. É preciso ainda muita atenção com os balões metalizados. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia e até acidentes graves.