Funcionalismo municipal está em protesto nesta terça-feira
Por Diário de Cáceres
09/04/2013 - 11:59
Os funcionários públicos municipais estão parados hoje e realizando um dia de protesto no pátio da Prefeitura de Cáceres. Pela manhã, eles fizeram uma caminha em torno do gabinete do prefeito Francis Maris, que estava reunido com a equipe da Secretaria de Administração. Não está havendo aula nas escolas municipais.
Os funcionários afirmam que estão em 'estado de greve' e que a greve de fato pode acontecer a qualquer momento.
Entre as principais reivindicações dos servidores estão salários em dia, insalubridade e pagamento das horas extras aos guardas.
Através de um documento, o prefeito respondeu as reivindicações, reafirmando o que havia sido exposto em reunião realizada no último dia 04, entre o Executivo Municipal e o SSPM. O município propõe que seja formada uma comissão mista para realização de um estudo, incluindo impacto financeiro, para tratar da Reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
Sobre a proposta do sindicato para que o expediente volte a ser de 6 horas, o Executivo respondeu que serão mantidas as 8 horas, mantendo porém a jornada de cada servidor estabelecida no concurso público correspondente ao cargo.
Sobre adicional de insalubridade, será aberto procedimento para contratação de profissional para realização de estudo pericial, que aponte as funções que de fato se enquadram para o recebimento do referido adicional.
Horas extras dos guardas: pagamento em quatro parcelas a partir de maio de 2013, com a campanha do IPTU.
Aplicação do FUNDEB -o município cumprirá integralmente o que observa a Lei 11.494/2007, que regulamenta o Fundo.
O protesto está sendo acompanhado pelo vereador Edmilson Campos, que passou a parte da manhã no local. Ele defendo o diálogo entre as partes para evitar maiores danos ao município, especialmente a alunos da rede pública municipal, no caso de uma greve.