IR:160 mil não declararam
Por Marianna Peres/Diário de Cuiabá
26/04/2014 - 07:20
Conforme expectativa da Receita, dos 400 mil esperados, 60% quitaram as contas com o ‘Leão’
Pouco mais de 240 mil mato-grossenses enviaram, até o meio dia de ontem, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), à Receita Federal. Com 50 dias de prazo já transcorrido e a quatro dias do fim do limite legal para envio, restam ainda 160 mil declarações para serem remetidas.
Conforme projeção da Receita em Cuiabá para o exercício 2014 são esperadas cerca de 400 mil prestações de contas. Com o volume de remessas até ontem, cerca de 60% do universo estimado de contribuintes havia acertado as contas com ‘Leão’, percentual em linha com a movimentação registrada no país na sexta-feira. Se a projeção se confirmar, o número de declarações será 2,30% superior as 391 mil entregues dentro do prazo no ano passado.
O período para entrega das informações começou no dia 6 de março e segue até a próxima quarta-feira, dia 30. A partir das zero hora e um minuto do dia 1º de maio, quem não tiver enviado as informações já estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165 ou de 20% do valor devido, prevalecendo o que for maior.
Como frisa a delegada da Receita Federal em Cuiabá, Simone Chiosini Sanches, as projeções da instituição sempre apontam para um número de declarações maior que do exercício anterior e as estimativas consideram apenas os envios feitos até o prazo legal, ou seja, até o dia 30 de abril. “Há muitos anos a Receita não adia mais o prazo final e vale ressaltar que a partir de 2014 a internet é o único meio para se enviar a declaração e que por isso é preciso se programar para evitar congestionamentos na medida em que o prazo vai chegando ao fim”. Ontem por exemplo, o fluxo de dados já estava elevado, com mil declarações enviadas por minuto, no país. Em Mato Grosso eram cerca de 30 neste mesmo intervalo. “O sistema não está travando ainda, mas isso pode ocorrer a partir da próxima terça-feira, véspera do fim do prazo legal. Nessas horas que antecedem o limite para entrega é possível haver sobrecarga de informações, pelo elevado tráfego de dados, e por isso pode haver lentidão no servidor”, adverte Sinome.
A delegada destaca ainda que quanto mais cedo o documento for enviado melhor para o contribuinte. “Quem precisar retificar alguma informação ou quiser mudar o modelo de simplificado para completo ou vice e versa, poderá fazê-lo a qualquer momento até o dia 30 de abril, bem como inserir ou corrigir informações. Após o prazo o modelo que necessitar de correção não poderá mais ser modificado”.
BRASIL – Até o final da tarde de ontem, dois quintos dos contribuintes ainda não haviam enviado o IRPF. Segundo a Receita Federal, cerca de 16,2 milhões de contribuintes entregaram o documento até às 17h, o que equivale a 60% dos 27 milhões de declarações esperadas neste ano. Apenas nas últimas 24 horas, 1,1 milhão de contribuintes acertaram as contas com o Fisco.