Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pensar MT:entidades de Cáceres elaboram documento com demandas da regiăo
Por Fórum Agro MT
26/04/2014 - 07:32

Foto: Fórum Agro MT

Congregando mais de 20 municípios e com aproximadamente 500 mil habitantes, a região sudoeste de Mato Grosso, cujo principal município é Cáceres, demanda investimentos em logística e infraestrutura, como a construção do Porto de Morrinhos e a criação de uma Secretaria Extraordinária da Faixa de Fronteira. As demandas estão contidas em um documento elaborado pelo Sindicato Rural de Cáceres e diversas entidades do município, que foi entregue à equipe do Pensar MT nesta semana.

 

O presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Márcio Lacerda, explica que o documento foi elaborado em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cáceres (CDL), entre outros. "Este documento representa o que queremos para tirar a nossa região da estagnação. Estamos trabalhando para melhorar a imagem da nossa região e atrair investimentos. Queremos mostrar que a região é segura para se viver e investir e precisamos do olhar do Poder Público", destaca Lacerda.

 

Cáceres está localizada na faixa de 150 km de fronteira com a Bolívia, por isso a criação de um órgão como uma Secretaria Extraordinária da Faixa de Fronteira é uma das principais demandas da região. "Este órgão deve trabalhar projetos técnicos regionais propondo políticas públicas específicas para as demandas da região de fronteira e também estimular o funcionamento do Comitê de Fronteira, com representação dos dois países e que está praticamente parado", pontua o engenheiro Adilson Reis, que participou da elaboração do documento.

 

A construção do Porto de Morrinhos, a 68 km do centro de Cáceres, na margem esquerda do rio Paraguai, também é uma grande demanda da região. O modal irá incrementar o transporte de cargas pela Hidrovia Paraguai-Paraná. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), cerca de 14 milhões de toneladas poderiam ser escoadas pelo Porto de Morrinhos. Em 10 anos, esta estimativa deve chegar a mais de 24 milhões de toneladas. O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, comenta que esta demanda é muito aguardada não só pela região mas por todo o Estado. "A Famato, junto com a Frente Parlamentar da Agropecuaria (FPA), está trabalhando para que este projeto saia do papel. Sabemos que o Porto de Morrinhos poderá ser uma grande porta de saída para o escoamento da produção de Mato Grosso e alavancar o desenvolvimento da região", afirma Romanini.

 

Esta rodada contou com a participação do especialista em política e palestrante Alfredo da Mota Menezes, que falou sobre a história, evolução, conquista agrícola e pecuária em Mato Grosso e fez análises para os próximas 10 anos. "A produção de alimentos em Mato Grosso terá capacidade para abastecer o mundo, porém é preciso lembrar que precisamos trabalhar o futuro agora, por isso esta discussão é crucial para mostrar o que o setor necessita do governo para continuar crescendo", destaca Menezes.

 

Pensar MT - A próxima reunião da equipe do Pensar MT será em Cuiabá, dia 28/04, às 19h, no parque de exposições, na sede da Associação dos Criadores de Nelore. O projeto Pensar MT é uma iniciativa do Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. De abril até maio, diversos municípios serão visitados pelo fórum que fará um levantamento das principais demandas do setor produtivo e da sociedade. Parte da pesquisa é conduzida pela Fundação Dom Cabral (FDC). No final do trabalho será elaborada uma agenda positiva para ser entregue aos futuros candidatos ao pleito eleitoral de 2014. Para mais informações acesse www.pensarmt.com.br ou mande e-mail para pensarmt@sistemafamato.org.br. O telefone para contato é (65) 3928-4555.

Carregando comentarios...

Educação

Comissão homologa candidatura da chapa 2

26/04/2014 - 07:26
Economia

IR:160 mil não declararam

26/04/2014 - 07:20
Polícia

PC apreende 90 quilos de cocaína

26/04/2014 - 07:18
Saúde e Bem Estar

Hoje é o Dia D de vacinação contra gripe

26/04/2014 - 07:15
Educação

Unemat: Justiça suspende campanha

26/04/2014 - 06:52
Agronegócio

25/04/2014 - 14:29
Economia

'Vaca Louca': Mapa investiga caso em MT

25/04/2014 - 14:19
Artigos

Sistema socieducatvo

24/04/2014 - 22:06