Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
MPF vai fiscalizar como é feito o controle sanitário para o abate de animais em MT
Por Ascom/MPF
10/05/2014 - 17:16

Foto: divulgação
A unidade do Ministério Público Federal em Cáceres instaurou um inquérito civil público para fiscalizar como é desenvolvido o trabalho de vigilância e controle sanitário pelos órgãos estadual e federal que atuam em Mato Grosso.
 
Para dar inicio ao trabalho, o procurador da República Thales Fernado Lima requisitou informações ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre como é desenvolvida a atividade de vigilância e fiscalização, padronização e a classificação dos produtos e subprodutos de origem animal na região sudoeste de Mato Grosso.
 
É nessa região que está localizado o município de Porto Esperidião, onde foi identificado um animal com suspeita de estar com a doença encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida popularmente como “mal da vaca louca”.
 
O Indea e o Ministério da Agricultura também deverão apresentar informações ao MPF sobre as medidas de controle sanitário foram adotadas a partir da suspeita de contaminação do animal em Porto Esperidião.
 
Segundo o procurador Thales Fernando Lima, a abertura do inquérito civil público e a requisição de informações aos órgãos de vigilância são a primeira etapa do trabalho de fiscalização de como está sendo desenvolvido o trabalho de vigilância sanitária na região da fronteira oeste de Mato Grosso. Outras medidas poderão ser adotadas a partir das informações trazidas pelos órgãos e pelo frigorífico onde o animal seria abatido.
 
Frigorífico
 
O animal com suspeita de doença foi vendido para ser abatido pela JBS-Friboi, na unidade de abatedouro no município de São José dos Quatro Marcos (MT). À empresa, o MPF requisitou requisitou informações sobre as medidas adotadas após a suspeita de contaminação do animal.
 
O prazo para que o Indea, MAPA e a JBS-Friboi respondão é de cinco dias, a contar da data do recebimento do ofício do MPF.
 
Carregando comentarios...

Artigos

Toda escolha tem seu preço

09/05/2014 - 10:52
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,09

09/05/2014 - 10:48
Polícia

Polícia queima 921 quilos de drogas

09/05/2014 - 08:58
Artigos

Caça ao Caçeço

09/05/2014 - 08:39
Artigos

'Bobó cheira-cheira'

08/05/2014 - 13:48
Economia

Leite: preço do litro é recorde

08/05/2014 - 13:36