Exposição revela olhares de estudantes do IFMT Cáceres sobre a copa do mundo no Pantanal
Arte, esporte e educação associada a olhares sobre território e biodiversidade pantaneira. Com base nestes elementos, alunos do IFMT Campus Cáceres produziram mais de 60 pinturas em acrílico sobre tela, por meio do projeto Jogando com a Arte, que resultou na exposição 'Copa do Mundo no Pantanal', aberta ao público durante todo mês de junho, no Museu da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat em Cáceres.
O projeto foi idealizado e coordenado pelo professor e artista plástico Carlos Bosquê e desenvolvido de modo integrado com as disciplinas de Educação Física, Línguas Estrangeiras, Geografia, História, Língua Portuguesa e Informática.
Segundo o professor, a temática da copa do mundo no Brasil e no Pantanal estimulou os alunos a apresentarem seus olhares sobre o seu território e sobre a biodiversidade pantaneira.
“O objetivo foi estimular os nossos estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para o despertar para as artes. Trabalhamos em sala de aula e em visitas a museus e exposições o conhecimento das cores, formas e projeções de imagens e de história e técnicas da arte, e reunimos, de modo interdisciplinar, conhecimentos de outras áreas”, explica Bosquê.
A aluna expositora, Laíse Laia, que apresentou a tela intitulada “Diversidade”, definiu a experiência como desafiadora e que a ajudou a desenvolver sua capacidade de concentração e criação. “Eu nunca tinha pego em um pincel antes. Foi um desafio, mas com os estudos, a descoberta e o encantamento com as artes plásticas, além da motivação em pensar sobre a diversidade cultural e ambiental do nosso pantanal, aqui estamos. É uma experiência que levarei para a vida toda”, afirma Laia.
Para o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional do IFMT Cáceres, Mílson Serafim, a arte é essencial no processo de formação por estimular o aluno a desenvolver o senso crítico e intervir na realidade em que vive.
“ A arte é uma experiência indissociável da condição humana. A gente sempre acreditou que ela é fundamental no processo de formação de nossos alunos. Desenvolve a criatividade, estimula a capacidade crítica, impulsiona”, destaca Mílson.
INTERDISCIPLINARIDADE
A história do esporte e do futebol foram alguns dos conhecimentos base no desenvolvimento do projeto que contou com a participação e a orientação do professor de Educação Física, Salmo César Silva. O docente foi conferir a exposição e apresentar o trabalho para os novos alunos do primeiro ano “Está é uma rica experiência de aprendizagem, não só para os alunos que produziram as telas, para os professores que participaram, mas para toda a instituição. Ganha também a comunidade. É vitória da Arte.”, destaca Salmo.
Durante todo o projeto, a professora de Língua Inglesa do Campus, Marly Rosa de Oliveira desenvolveu conhecimentos da disciplina com os estudantes participantes que produziram vídeos artesanais apresentando suas telas em Inglês.
O professor Newton Rodrigues do Nascimento aproveitou a exposição para desenvolver conteúdos de Física e Matemática com seus alunos do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio, na modalidade Proeja, do IFMT Cáceres. Eles estudaram formas e sólidos geométricos como prisma, pirâmides, cones, esferas, e óptica, observando a arquitetura das obras, a utilização das cores e a perspectiva dos desenhos.
“Aqui eles puderam materializar conceitos matemáticos e físicos, por meio da análise das telas. È um exercício de prática, de aplicação para vida.”, afirma Newton.
PARCERIA
A exposição é realizada em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat por meio da coordenação do Campus Cáceres e sediada no Centro de Pesquisa e Museu de Antropologia, Etnografia, Arqueologia, Paleontologia e Espeleologia de Cáceres. O espaço fomenta a pesquisa, aquisição, conservação, exibição e interpretação educacional de arte, ciência e história.
“Já desenvolvemos outras parcerias com o IFMT Cáceres e o nosso propósito é ampliar e consolidar novos projetos em conjunto. É o que a sociedade espera das duas instituições que atuam na mesma região. E estamos felizes em participar desse projeto que fomenta a arte e nos revela talentos', afirma o coordenador da Unemat, Campus Cáceres, Anderson do Amaral.
AGENDAMENTOS
A exposição é aberta a toda comunidade de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. As escolas interessadas podem agendar visitas de seus alunos por meio do telefone (65) 3224-1438. O museu é situado na Av. Santos Drummond– Bairro DNER – Cidade Universitária – Cáceres – MT.