Nenhum incidente grave com torcedores foi registrado na área do Fifa Fan Fest, no primeiro dia de funcionamento da estrutura de shows e evento culturais, em Cuiabá. No local a Secretaria de Estado de Segurança Pública mobilizou um grande aparato de segurança, com emprego de um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), Delegacia Móvel e uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.
Uma média de 19 mil pessoas, sendo dois mil chilenos, foi o público estimado pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros durante o jogo de abertura da Copa do Mundo, entre o Brasil x Croácia, no área do Fifa Fan Fest, no Parque de Exposição Jonas Pinheiro.
A Delegacia Móvel registrou dois furtos. Um deles ocorreu no intervalo entre o primeiro e segundo tempo do jogo, quando um chileno procurou a unidade para comunicar o furto de sua carteira, contendo a identidade, carteira de habilitação, além de R$ 120 e outra quantia em peso chileno. A vítima foi encaminhada a Delegacia do Turista, na avenida Prainha, em Cuiabá, para outras providências. O segundo registro foi de uma mulher, que também teve a carteira furtada.
No perímetro externo, tanto a Polícia Militar quanto o Corpo de Bombeiros não registraram nenhuma ocorrência durante o jogo.
Outras
No início da tarde, a Delegacia do Turista registrou sua primeira ocorrência envolvendo dois turistas chilenos, vítimas de furto no Shopping Pantanal. Os chilenos procuraram a Delegacia, na Prainha, e comunicaram o furto de suas mochilas, com pertences e oito ingressos para o jogo do Chile x Austrália, nesta sexta-feira (13.06), na Arena Pantanal. Apesar do ocorrido, os turistas chilenos vão conseguir assistir a partida com a apresentação do boletim de ocorrência, uma vez que os ingressos são nominais.
A delegada Ana Cristina Feldner informou que já solicitou imagens do shopping para identificar o autor do furto, que segundo as vítimas é negro e tem um 1,70 metro de altura.
O posto de atendimento da Delegacia do Turista, localizado no terminal rodoviário de Cuiabá, registrou um furto de bagagem de um passageiro de Rondonópolis que veio a Cuiabá para assistir ao jogo nesta sexta-feira (13.06).
Monitoramento
Em outros pontos da cidade, as chegadas das delegações do Chile e Austrália foram acompanhadas, em tempo real, pelos operadores da segurança pública, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). As imagens das escoltas das delegações até os hotéis foram transmitidas pelo imageador aéreo, equipamento acoplado em um dos helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Todo o policiamento ostensivo e o controle de trânsito também foram monitorados pelas instituições da segurança no CICCR, pelas câmeras de videomonitoramento e pelo imageador aéreo, antes, durante e após o jogo desta quinta-feira (12.06).