Jovens pesquisadores do curso de Engenharia Florestal do IFMT Cáceres são aprovados em mestrado
O incentivo à iniciação científica e a dedicação à pesquisa foram condições decisivas para os alunos do último semestre de Engenharia Florestal do IFMT, Campus Cáceres, Diogo Guido Streck Vendruscolo e Hudson Santos Souza comemorarem uma importante vitória na vida acadêmica: ambos foram aprovados no mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais da UFMT.
A relação com o IFMT e um histórico de compromisso e determinação marcam a vida dos acadêmicos.
Hudson, 22 anos, ingressou no IFMT Cáceres aos 17 anos, mas a sua relação com a escola vêm da infância. Cacerense, ele cursou o ensino fundamental na escola municipal do bairro Vila Real e o ensino médio na Escola Estadual Frei Ambrósio, no Junco. Os dois bairros são situados no entorno do IFMT, antiga Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. Desde criança fazia intercâmbio na escola em atividades de extensão, visitando viveiros e plantando árvores. Ações que, segundo ele, foram despertando a sua vocação para área florestal. Com a criação do IFMT, a unidade passou a ofertar curso de graduação e Hudson foi aprovado no vestibular da primeira turma de Engenharia Florestal do Campus.
“Já no segundo semestre iniciei a iniciação científica com um projeto nessa área que fui aprovado no mestrado. Se não fosse isso eu não teria conseguido. Porque o trabalho na iniciação científica gerou oportunidade para publicação em revistas científicas, congressos e simpósios, inclusive com financiamento da instituição e de outras agências como Fapemat e CNPq”, afirma Hudson.
Diogo é mato-grossense, natural de Alto Boa Vista (1.063 km da capital), na região do Araguaia. Cursou o ensino fundamental e médio também em escolas públicas da cidade. A sua relação com o IFMT teve início em 2008 quando, em busca de formação profissional, saiu de Alto Boa Vista para cursar o Técnico em Florestas na então Escola Agrotécnica de Cáceres. O curso técnico de Diogo, ofertado pela escola durante 15 anos, seria base para a implantação da Engenharia Florestal no Campus.
“Concluí o Técnico em Florestas em 2009 e já passei no vestibular para a primeira turma de Engenharia Florestal, onde trabalhei com vários projetos de iniciação científica e tive a oportunidade de participar de eventos, congressos, com apresentação de trabalhos, publicações de artigos advindos dessas pesquisas”, afirma Diogo.
Exemplos
O papel dos professores do curso foram destacados pelos acadêmicos como incentivo a busca do conhecimento, orientação e a superação dos desafios pessoais.
“A participação dos professores, especialmente dos orientadores, foi fundamental em todas as etapas, com profissionalismo, além da amizade consolidada, longas conversas e preciosos exemplos” afirma Diogo lembrando dos anos de pesquisa orientados pelo professor Reginaldo Medeiros e pelo atual orientador professor Arthur Chaves.
“Eles abriram nossos horizontes para a pesquisa, incentivando a produção científica”, destaca Hudson, homenageando os orientadores Reginaldo Medeiros, Arthur Chaves, Jonas Miranda e Michelle Carmelinda Pegorini Bordini (in memoriam).
O orientador dos alunos, professor Artur Chaves destaca que a integração do ensino com a pesquisa e extensão são fundamentais na construção do conhecimento. “Eles puderam ir muito além do que foi passado em sala de aula no processo de construção de conhecimento. Eu fico feliz e acredito que serão excelentes profissionais e pesquisadores”, afirma Chaves
Para o professor Reginaldo Medeiros que orientou a inserção dos acadêmicos no universo da pesquisa nos anos iniciais da Engenharia Florestal a aprovação dos acadêmicos é mérito dos alunos e motivo de comemoração para todos os que participaram do processo de formação.
“O mérito é dos acadêmicos. Mas, para nós professores, coordenadores e demais servidores do IFMT Cáceres é motivo de comemoração. Isso demonstra a importância da Iniciação Científica na academia, já que os estudantes sempre estiveram envolvidos com a pesquisa”, afirma o professor.
Segundo o coordenador do Curso de Engenharia Florestal, José Renato Maurício da Rocha é característica da formação do IFMT promover atividades práticas e pesquisa aplicada e isso tem gerado, comprovadamente, maior fixação de aprendizagem.
“Nossa responsabilidade é fazer o possível para gerar oportunidade de aprendizagem a todos e abrir caminhos profissionais e acadêmicos. O resultado é uma grande satisfação. Os alunos têm muito mérito. Desde o início do curso estão engajados em projetos e ações de pesquisa e extensão. Torcemos para que progridam na carreira”, deseja o coordenador.
Conquistas e expectativas
O esforço e o incentivo dos pais é outro destaque dos acadêmicos para o êxito nos estudos. Hudson conta que o incentivo do pai, trabalhador da construção civil e da mãe dona de casa são determinantes em sua trajetória estudantil. A expectativa é comemorar a conquista do primeiro mestre da família e em outra etapa, um possível doutor.
“ Tudo resulta em esforço e felicidade. Também incentivo minha irmã a estudar e hoje ela é aluna de Engenharia Florestal e cursa o 3º semestre, será minha colega de profissão”, comemora Hudson.
Para os acadêmicos, o resultado do mestrado renova as responsabilidades e traz também o sentimento de vitória.
“A cada etapa do processo de seleção, vinha um sentimento de ansiedade enorme. Quando o resultado foi publicado, e ver que tive a felicidade de ser aprovado foi um sentimento único de conquista e vitória de um trabalho construído ao longo de 5 anos.”conclui Diogo.