O carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), identifica os alimentos com procedência conhecida, registrados e inspecionados pelo governo para cumprimento das exigências do mercado externo.
A inspeção federal é essencial para permitir que a carne brasileira seja exportada para mais de 140 países, inclusive para mercados altamente exigentes em relação à qualidade de produto, como os Estados Unidos, a Rússia e o bloco da União Europeia. Com a mudança dos estabelecimentos de Mato Grosso de inspeção estadual para federal, o Estado passa a ter a possibilidade de expandir o mercado de abate e desossa.
Em reunião, no início do mês de setembro,foi apresentada a possibilidade de duas plantas de inspeção estadual passarem a operar com inspeção federal. Estavam presentes:o presidente da CPI dos Frigoríficos da AL/MT, deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, o membro titular da Comissão deputado estadual Wagner Ramos, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guareski,o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do secretário-adjunto de Agricultura, Alexandre Possebon.
Segundo o deputado Nininho, a CPI já recebeu o comunicado de que a planta de Cáceres está autorizada a operar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF) já a planta de Rondonópolis aguarda os trâmites legais e deverá ser emitido o parecer nos próximos dias.
“Podemos considerar a conquista dos estabelecimentos de Cáceres e Rondonópolis uma resposta do trabalho que estamos desempenhando, não vamos ferir os modos legais, os trabalhos de coleta de dados e de informações continuam conforme o planejamento desta Comissão que segue os procedimentos regimentais investigativos. Porém, não podemos dissociar do papel social a cumprir, o êxito destas plantas que é o reflexo do processo de implantação da CPI”, declarou o parlamentar.
CPI DOS FRIGORÍFICOS
A CPI dos frigoríficos teve início em março deste ano com objetivo de investigar as razões que levaram ao fechamento de 21 plantas frigoríficas no estado, causando desequilíbrio social e no segmento da pecuária com a desvalorização da arroba do boi, conforme está disposta o ATO 005/2016.
Embora o objetivo primordial da CPI seja a investigação parlamentar, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, já apresentam avanços das análises e investigações, com resultados positivos para o setor de abate de bovinos em Mato Grosso.