Não andar sozinho com sacolas, não entrar em lojas muito cheias e não mostrar dinheiro em lugares públicos são algumas das inúmeras orientações dadas pela Polícia Militar aos cidadãos para dificultar a ação de assaltantes e ladrões em geral.
A ação é parte da Operação Natal Seguro e tem objetivo de garantir a segurança de quem vai às compras ou fará saques bancários, pois nesta época do ano há sabidamente mais dinheiro e fluxo de pessoas em circulação.
Para quem vai retirar dinheiro em caixa eletrônico, além do típico conselho de não pedir ajuda a estranhos, a PM observa outros cuidados.
Se ao sair do banco encontrar o carro com pneu furado, o conselho é retornar imediatamente ao banco, confiar o dinheiro ao gerente e somente depois providenciar a troca ou conserto. “Criminosos podem tê-lo seguido e provocado essa situação para depois oferecer ajuda com o único objetivo de praticar furto ou roubo”, alerta a polícia.
Quem usa o transporte coletivo, está no trânsito das ruas e avenidas ou programou viagem de férias também deve tomar alguns cuidados, como por exemplo, dentro do ônibus manter as sacolas de compras, bolsas e carteiras sempre na frente do corpo, presas às mãos e ao alcance dos olhos.
Em todo Mato Grosso, desde o dia 14 deste mês (até dois de janeiro de 2017) o policiamento está sendo reforçado por três mil homens e mais de 300 viaturas. Especialmente nas áreas comerciais, a PM intensificou as abordagens e o policiamento preventivo e repressivo.
Tanto quem vai às compras como quem está trabalhando, precisa de mais segurança para circular nas ruas e sair ou retornar para suas casas, reforça Peron.
Além de permanecerem atentos à própria segurança, os consumidores podem contribuir com o trabalho da polícia informando situações suspeitas e, em caso de furto ou roubo, acionando a PM pelo telefone 190.