Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Polícia Civil e Judiciário assinam Termo de Cooperação para acolhimento de mulheres vítimas de violência

O termo técnico, com validade de 60 meses, busca o acolhimento de mulheres vítimas de violência no espaço da Ouvidoria do TRT da 23ª Região

Por Polícia Civil-MT
08/12/2022 - 18:06

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá , e o Poder Judiciário, por meio da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), celebraram na terça-feira (06.12), a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com vista ao acolhimento de mulheres vítimas de violência no espaço da ouvidoria.

A assinatura do termo integra as ações previstas na agenda da Delegacia da Mulher de Cuiabá em prol dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. O documento foi assinado pelo desembargador Paulo Roberto Ramos Barrinuevo, presidente do TRT da 23ª Região, pela desembargadora Maria Beatriz Theodoro, ouvidora da mulher e pela delegada titular da DEDM Cuiabá, Jozirlethe Magalhães Criveletto, com o prazo de validade de 60 meses.

O Termo de Cooperação Técnica foi construído om fundamento na Convenção Interamericana nas disposições do Comitê Cedaw, nas Resoluções 351/20 e 432/21 do CNJ, que dispõe sobre o funcionamento das Ouvidorias Nacionais e posteriormente as Resoluções Administrativas nº 120/21 e 194/22, as quais instituem políticas de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e outras formas de discriminação, bem como, dispões sobre a criação da Ouvidoria da Mulher, todas no âmbito do TRT da 23ª Regional.

O documento prevê que a Ouvidoria da Mulher enviará à Delegacia da Mulher, por e-mail específico, toda manifestação relativa à suposta denúncia de qualquer tipo de violência contra a mulher. A Delegacia da Mulher, por sua vez, se compromete em responder, no prazo máximo de 10 dias, o protocolo aberto na instituição em relação a denúncia encaminhada, para que a ouvidoria possa comunicar as providências às manifestantes.

Segundo a delegada titular da DEDM Cuiabá, Jozirlethe Magalhães Criveletto, o projeto de atendimento é pioneiro no Brasil, sendo uma iniciativa da desembargadora, Maria Beatriz, na qualidade de ouvidora da Mulher no âmbito da 23ª região.

“Essa cooperação é mais uma conquista na seara dos direitos humanos das mulheres. O ideal seria que a mulher não precisasse buscar espaços de acolhimento, por não existir a violência, porém nossa realizada ainda demanda a viabilização de canis de atendimento, de espaços que facilitem a denúncia e a busca pelos seus direitos”, disse a delegada.

A Ouvidoria da Mulher abre a possibilidade de que não somente as servidoras ou as usuárias do TRT possam buscar acolhimento, mas toda a população que precisar de ajuda e adentrar a Ouvidoria terá garantida a escuta ativa, o registro da denúncia e o encaminhamento devido à Delegacia da Mulher.

 

Além da celebração da assinatura foi organizada uma feira de artesanato e gastronomia promovida pela DEDM de Cuiabá com a participação de microempreendedoras assistidas pela delegacia em projetos e cursos, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre as mulheres vítimas.

Carregando comentarios...

Sintep-MT vence na justiça a disputa pelo 1/3 de férias dos professores da rede estadual

Governo Mauro Mendes terá que pagar remuneração de férias devida aos professores, nos últimos cinco anos

08/12/2022 - 10:10

Inscrições para 7º Corrida do Bope da Polícia Militar seguem abertas

Prova principal será realizada no dia 12 de fevereiro de 2023

07/12/2022 - 12:15

Bebê que precisa do remédio mais caro do mundo volta para casa, em MT, depois de 8 meses na UTI

Adrian Emanuel segue acompanhamento em home care e ainda aguarda receber o medicamento que deve ser comprado pelo governo federal, após decisão da Justiça. Criança ficou internada em Cuiabá.

06/12/2022 - 16:52

Caminhões iluminados da Caravana de Natal da Coca-Cola chegam ao Mato Grosso nesta quarta e contemplam sete municípios mato-grossenses

Os caminhões natalinos passarão por ruas e pontos de referência de sete cidades: Cuiabá, Rondonópolis, Primavera, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Várzea Grande

06/12/2022 - 16:43

Mato Grosso é o terceiro Estado do país com menos pessoas em situação de extrema pobreza

O Estado subiu duas posições em 2021, quando comparado a 2020, e está atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

06/12/2022 - 11:03

Polícia Civil de MT cumpre mandados na operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil na internet

Operação faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI)

06/12/2022 - 10:46